Assim como acontece com os atores, os tempos também mudaram para os autores de novelas da Globo. Longas férias de dois, três, até quatro anos, antes de começar a pensar em outro trabalho, para a grande maioria dos casos deixou de existir. Ou, depois de breve descanso, já se inicia uma próxima ou existe a convocação para supervisionar o serviço de alguém. Parado, cada vez mais, ninguém vai ficar. Regra que passou a valer tanto para os mais novos como aos mais antigos. Ou que está levando os mais antigos se portarem como os mais novos. Concorrência a mil. O modus Walcyr, referência direta ao Walcyr Carrasco, que sempre se caracterizou por escrever em ritmo contínuo, sem intervalos muito extensos, está cada vez mais em prática. O exemplo da ocasião é o da dupla Alessandro Marson e Thereza Falcão. Nem bem saíram do ar com Novo Mundo e já estão preocupados em entregar uma outra sinopse. Todos, de uma maneira ou de outra, estão sempre procurando reservar seus lugares na fila.


Está sentado?
Produção de reality show está tão em moda que até a TV do Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, entrou nessa onda e já possui o dela, com apresentação da filha dele. E não pense que é pouca coisa. Tem até helicóptero envolvido na sua realização

Complicado
Quer um exemplo de falta de cuidado e ausência de chefia? Então olha: ontem, o BandSports abriu o seu jornal da manhã com uma reportagem da seleção brasileira, gravada dois dias antes pelo Fernando Fernandes. E o pior, vetê datado, escancarando o esculacho. Matéria velha para embrulhar peixe. Tal estado de desordem talvez explique a diferença de resultados do BandSports e do Bandnews TV.

Campo minado
Renata Fan e Neto estão longe de serem considerados melhores amigos. Muito ao contrário. No entanto, todos os dias, no encerramento do ‘Jogo Aberto’, na Band, ela civilizadamente chama o programa dele, que entra a seguir. Por que o mesmo não acontece às sextas-feiras para anunciar a Larissa Erthal?

Marca histórica
‘A Praça é Nossa’, nesta quinta-feira, irá levar ao ar o programa de número 1.500. Poucos na história da TV chegaram a tanto. Para a ocasião, a participação de Danilo Gentili no quadro ‘Falta Horas’, sátira do ‘Altas Horas’, do Serginho.

Dúvida
A exibição do ‘Exathlon’, na Band, segue até dezembro, só que ainda não existe nenhuma decisão do horário das 20h30, após o seu encerramento. Se entrará uma série ou voltará com a exibição de novelas.

Garantida
A próxima temporada de ‘Lady Night’, no caso, a terceira, será gravada imediatamente após o término dos trabalhos de ‘Deus Salve o Rei’, que tem Tatá Werneck no time de protagonistas. Esta próxima novela das 19h estreia em janeiro.

Jornada – 1
O ‘Fantástico’ estreia neste domingo, dia 15, a terceira temporada da série ‘Jornada da Vida’, que mostra as origens da vida na Terra. Agora, Sonia Bridi e Paulo Zero vão percorrer o Rio Nilo, da foz à nascente, em quatro episódios. São mais de seis mil quilômetros e quatro países – Etiópia, Sudão, Uganda e Egito – até chegar ao Mar Mediterrâneo.

Jornada – 2
Pelo caminho, repórter e cinegrafista visitam tumbas e sítios arqueológicos proibidos para turistas, vão ao Lago Vitória, berço do vírus HIV, conhecem alguns órfãos da Aids – são 660 mil em Uganda, e vão à Floresta Zika. Lá é que o vírus foi isolado pela primeira vez, apesar do lugar nunca ter registrado um surto da doença.

A definir
Em relação ao ‘Lady Night’, como única questão, ainda não resolvida, se as gravações vão continuar nos Estúdios Globo ou se voltarão a acontecer em produtora independente. Deve haver uma mudança nesse circuito porque a prioridade, no antigo Projac, será da Copa do Mundo e, logo depois, do calendário eleitoral.

Vôlei
Neste fim de semana, a Rede TV! dará início às transmissões da temporada 2017/2018 da Superliga Feminina e Masculina de Vôlei. Serão dois jogos por semana, aos sábados e domingos, ao vivo, até maio do ano que vem. A primeira rodada acontece neste sábado, a partir das 14h, com as equipes masculinas de Sesc-RJ e Funvic/Taubaté. Narração de Marcelo do Ó e comentários de Ana Moser e William Carvalho.


Decididamente, ‘A Força do Querer’ não funcionou para Bruna Linzmeyer e a recíproca também é verdadeira. Pra esquecer. 


Bate – Rebate

  • Ruth Escobar, falecida na semana passada, será homenageada hoje, no ‘Persona em Foco’, da TV Cultura, a partir das 23 horas.
  • O ambiente está meio convulsionado nos interiores da TV Minas e rádio Inconfidência, de Belo Horizonte…
  • … Funcionários se queixam que não aguentam mais trabalhar sob tanta pressão.
  • Nesta quarta, depois do futebol, o ‘Profissão Repórter’, da Globo, retorna ao debate sobre as atuais formas de diversão entre os jovens da periferia.
  • O SBT teve uma manhã de terça-feira nervosa. ‘Primeiro Impacto’ prestes a entrar no ar e cadê o Dudu Camargo?
  • Na falta dele, foi necessário convocar o Marcão às pressas.
  • Dudu, todo sem graça, só chegou às 9 da manhã, meia hora depois do encerramento do jornal.
  • Malu Galli também foi chamada para uma participação especial em um dos episódios de ‘Cidade Proibida’, em gravação na Globo.
  • Depois do sucesso no Recife, nesta quarta Xuxa se apresenta com seu show em Salvador…
  • … E, na sexta-feira, será a vez de Brasília.

C´est fini

Se tudo der certo, e por aí entenda-se o recebimento de vistos de trabalho para toda a equipe, o elenco de Apocalipse, próxima novela bíblica da Record, iniciará gravações nos Estados Unidos daqui a duas semanas. A estreia continua marcada para novembro. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!