DIEGO BARGAS
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O musical do “Castelo Rá-Tim-Bum”, em cartaz em São Paulo, recria cenários e momentos da série que fez sucesso na década de 1990 na TV Cultura. Os atores, as músicas e a história são novos, mas há algo original do programa no teatro: os bonecos.
Mau e Godofredo, que vivem nos encanamentos do castelo, a cobra Celeste, a gralha Adelaide, o Porteiro e o Gato Pintado, personagens que são bonecos tipo fantoches, foram confeccionados por Jésus Sêda, que também os fizeram para a série.
Os fantoches, ou puppets, funcionam com a mão do ator dentro do boneco, movimentando sua boca. Godofredo, por exemplo, tem braços movidos por varetas. Já o Mau movimenta uma das mãos -nesse caso o ator usa ambos os braços.
Os materiais são leves e privilegiam, além de estética, a funcionalidade. A gralha Adelaide foi moldada em espuma; o porteiro original do programa era feito com o mesmo plástico das garrafas pet e encapado com papel contact.
A técnica é antiga e foi usada inclusive em Hollywood. O mestre jedi Yoda, da franquia “Star Wars”, era um fantoche nos primeiros filmes. Na nova trilogia, lançada a partir de 1999, o boneco foi substituído por uma versão gerada por computação gráfica.
Já o sapo Kermit (ou Caco), a porquinha Piggy e toda os personagens dos Muppets nunca deixaram de ser fantoches. Famosos com um programa de TV dos anos 1970, a trupe segue ativa; seu filme mais recente é de 2014, seguindo com a técnica tradicional de manipulação e incluindo truques de câmera e pequenos efeitos especiais.
Os Muppets foram criados pelo manipulador de bonecos Jim Henson (1936 – 1990), que também inventou a “Vila Sésamo” ( nos anos 1960) e a “Família Dinossauro”, seu último trabalho. Neste, usava bonecos animatrônicos (movimentados por controle remoto).
Voltando ao Brasil, Jésus Sêda, além dos bonecos do “Castelo”, trabalhou com publicidade e no infantil “Cocoricó”, outro grande sucesso da TV Cultura.  “Os bonecos são projeções de algo humano. Tem o lúdico do ilusionismo, do teatro, de qualquer contação de história.”
Alvaro Petersen manipulava Celeste e Godofredo no “Castelo Rá-Tim-Bum” e foi instrutor de manipulação dos atores do musical. “A gente gosta mais do que é de verdade”, diz. “As imperfeições dão alma. A perfeição dos ‘Transformers’ irrita”, brinca, se referindo ao longa com personagens digitais, tendência nas produções milionárias americanas.

CASTELO RÁ-TIM-BUM: O MUSICAL 
ONDE Teatro OPUS (Av. das Nações Unidas, nº 4777 – Alto de Pinheiros / 4° piso do Shopping Villa Lobos)
QUANDO sábado, às 11h e às 16h; domingo, às 11h e 16h, até 19 de novembro
QUANTO de R$50,00 a R$120,00