Mais de 10.500 crianças e adolescentes que frequentam as escolas, centros municipais de educação infantil, turmas da educação de jovens e adultos e os que estão em inclusão já participaram do Linhas do Conhecimento. O programa da Prefeitura, lançado neste ano, proporciona descobertas em ricas aulas de campo por toda a cidade, em mais de 40 espaços.

O Linhas do Conhecimento é uma ideia do prefeito Rafael Greca e representa uma evolução do Linhas do Conhecimento da década de 1990, quando ele foi prefeito de Curitiba pela primeira vez.

Queremos que os nossos estudantes aprendam muito e saibam falar de Curitiba com conhecimento, que saibam a história, que amem a cidade que é deles, diz Greca.

O programa é coordenado pela Secretaria Municipal da Educação. A iniciativa é sempre do professor, mas nós temos uma equipe incumbida de preparar todo o material necessário para que as aulas de campo sejam uma grande oportunidade para estudantes descobrirem a cidade, conhecerem e, consequentemente, amarem Curitiba, afirma a secretária Maria Sílvia Bacila.

As crianças são prioridade para o prefeito. Os nossos piás e as nossas gurias representam o futuro de Curitiba, diz Greca. O recém-lançado projeto Jardins de Mel – Guardiões das Abelhas sem Ferrão revela a preocupação com o futuro das próximas gerações. Temos que repovoar a cidade com as nossas abelhas boazinhas, simplificou Greca, ao conversar com as crianças da Escola CEI Tereza Matsumoto, no dia do Meio Ambiente, numa das primeiras vezes que falou sobre o assunto.

As abelhas sem ferrão ajudam na conservação da biodiversidade, pois elas fazem a polinização. A Prefeitura quer incentivar a criação de coleções de colmeias de abelha sem ferrão para ampliar as formas de polinização em Curitiba. Queremos despertar a sensibilidade ecológica através das abelhas. Elas são o elo da perpetuação vegetal, explica o coordenador do projeto, o agroecólogo Felipe Thiago de Jesus. O projeto foi lançado no início da primavera.

Na escola Tereza Matsumoto, o prefeito deu uma aula de educação ambiental para as crianças do 3º ano. Ele leu trechos de um livro que fala das diversas espécies da Mata Atlântica. As crianças vibraram com o relato do prefeito, deram depoimentos, fizeram perguntas e demonstraram conhecimento sobre questões ambientais. A escola é vizinha do Bosque Reinhard Maack e, em breve, terá uma passarela de acesso à trilha do bosque. O bosque terá um Jardim de Mel.

A empolgação das crianças também foi percebida durante a entrevista que fizeram com o prefeito sobre leitura na Escola Municipal Foz do Iguaçu. Os estudantes do 4º ano fizeram a entrevista ao vivo para o programa de rádio da escola. No mesmo dia, ele respondeu aos questionamentos dos estudantes do 5º ano que fazem o jornal eletrônico Extra, Extra!.

A prioridade que a Prefeitura dá à educação também está presente na alimentação de qualidade. As refeições servidas se baseiam em cardápios balanceados, adequados à faixa etária e de acordo com as necessidades nutricionais recomendadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com cereais, verduras, legumes, frutas, laticínios, proteínas. Crianças que se alimentam bem se desenvolvem, aprendem hábitos saudáveis de alimentação e ficam mais sabidas, defende o prefeito.

Atualmente, o município oferece 285 mil refeições diárias para mais de 130 mil pessoas entre bebês, crianças, adolescentes e os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas 399 unidades escolares do município. Este complexo sistema envolve mais de 2.200 pessoas – profissionais da equipe do Departamento de Logística, empregados terceirizados e conferentes designados em cada unidade escolar. O investimento da Prefeitura é de cerca de R$ 12 milhões por mês.

O prefeito também defende a parceria com as entidades mantenedoras dos centros de educação infantil contratados. Mais de 9,2 mil crianças de 0 a 5 anos frequentam 75 centros de educação infantil contratados pela Prefeitura de Curitiba. Ao todo, são 56 entidades mantenedoras de instituições educacionais privadas, comunitárias, filantrópicas, sem fins lucrativos.