O Lúpus é uma doença cercada de mitos, mas que atualmente acomete mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo. Só no Brasil, são 200 mil. A doença volou a mídia recentemente, após a cantora americana Selena Gomez anunciar em suas redes sociais que realizou um transplante de rim em decorrência da doença.

Lúpus é contagioso? Mulheres com a doença podem engravidar? Acupuntura ajuda no tratamento? Essas são apenas algumas perguntas frequentes em torno do Lúpus. Seu nome completo é lúpus eritematoso sistêmico. Em resumo, ele é um distúrbio crônico que faz o sistema imunológico produzir anticorpos em excesso sem um motivo aparente.

A questão é que os anticorpos, quando em alta concentração, passam a atacar o próprio organismo, provocando inflamações e lesões em vários órgãos. Mais comum nas mulheres jovens, o transtorno pode ser brando em determinados casos e, em outros, incapacitante ou mesmo fatal. E seu curso é imprevisível. Às vezes, o indivíduo fica anos sem nenhum sintoma e, de repente, volta a sofrer com dores e outras complicações. Até por isso é tão crucial seguir o tratamento e as orientações dos especialistas.

A doença que pode atingir órgãos, como o cérebro, coração e pulmões, é desconhecida por grande parte das pessoas. Segundo dados da farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK), 11% da população mundial acredita que Lúpus é uma bactéria e muitos não sabem que as complicações da doença podem resultar em ataque cardíaco e anemia. No caso de Selena, por exemplo, além de falência dos rins, ela desenvolveu sintomas de depressão, ansiedade e pânico.

Atualmente, cinco milhões de pessoas no mundo convivem com a doença que não tem cura e os cientistas acreditam que as causas estão relacionadas a fatores genéticos, hormonais e externos. Outros famosos também possuem a doença, entre eles, o cantor Seal e as cantoras Lady Gaga e Toni Braxton. No Brasil, a apresentadora Astrid Fontenele anunciou que era portadora da doença.

Como não existem maneiras conhecidas de impedir o aparecimento da doença, é importante iniciar o tratamento logo no início. Por outro lado, quanto mais cedo ela é flagrada, mais fácil fica de frear sua progressão e seus sintomas. Daí a importância de ficar de olho em sinais suspeitos e se consultar com um médico.



O que você sabe sobre lúpus?

O que é Lúpus?
Lúpus é uma doença autoimune que é:

  • Crônica
  • Sem cura
  • Incomum

A forma de lúpus mais séria e mais comum é o:

Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)

  • Ele afeta principalmente mulheres (9 em 10 pacientes são mulheres), com maior risco de início em idade fértil

Ao invés de produzir anticorpos normais para proteger o corpo contra infecções, pacientes com LES produzem anticorpos que podem atacar tecidos saudáveis, células e orgãos, incluindo:

  • Coração – cérebro – rins

Sinais e sintomas

Sintomas do LES podem variar em severidade e intensidade
Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

  • Fadiga debilitante
  • Dor nas articulações
  • Eritema em forma de borboleta na face

Você sabia que?
Lúpus não é contagioso, nem mesmo por contato sexual. Não se ‘pega’ ou ‘passa’ lúpus para alguém. Apesar disso…

  • 23% dos entrevistados ficam desconfortáveis em abraçar alguém com lúpus
  • 47% se sentem ‘pouco confortável’ em dar um aperto de mãos em alguém com lúpus
  • 1 em 3 pessoas (31%) ficam ‘desconfortáveis’ em dividir comida com alguém que tenha lúpus
  • 44% se sentem ‘pouco confortáveis’ ao sentar ao lado, em um ônibus, de alguém com lúpus
  • Apesar de não haver cura definitiva para o lúpus, para muitos cientistas o lúpus se desenvolve por favores hormonais, genéticos e ambientais
  • 36% dos entrevistados não sabem quais os fatores podem contribuir para uma pessoa desenvolver lúpus.