Depois de mais uma bela festa nas arquibancadas e outra vitória do time, desta vez de virada contra o Criciúma, na Vila Capanema, o sonho paranista ficou ainda mais perto de se tornar realidade – de acordo com o site Probabilidades no Futebol, o clube tem 81,9% de chances de subir. Após dez anos de Segunda Divisão, a torcida paranista começa a fazer as contas na esperança de o time garantir o retorno à elite do futebol brasileiro.
Tamanha empolgação não é à toa.
Desde 2008, o quarto colocado que terminou a Série B com mais pontos somados foi o Vitória, em 2012, com 71. A pontuação dos baianos, porém, foi um ponto fora da curva, uma vez que nos outros oito anos em análise o último time a garantir o acesso somou entre 60 (Figueirense em 2013) e 65 pontos (Atlético-GO e América-MG em 2009 e 2015, respectivamente).
Na terceira colocação com 52 pontos (59,8% de aproveitamento), o Paraná soma cinco de vantagem para o quinto colocado, o Vila Nova. Faltando nove rodadas para o fim do campeonato, precisa de mais quatro ou cinco vitórias (entre 44,4 e 55,6% dos pontos disputados) para garantir o acesso. Ou seja, o time pode até cair um pouco em termos de aproveitamento que ainda assim ficaria com a vaga na elite do Brasileirão em 2018.
Isso não significa, porém, que a caminhada será fácil. Nas duas próximas rodadas, confrontos contra Ceará (4º colocado com 51 pontos) e América-MG (2º com 54), ambas fora de casa. No reencontro com a torcida na Vila Capanema, em 24/10, o adversário será o Vila Nova, em outro confronto direto.
Nosso grande objetivo é depender apenas de nós. Temos que pensar no nosso trabalho e nem sempre pode dar certo depender dos outros. Nessa rodada nós ganhamos e tivemos outros resultados a nosso favor. Mas não podemos pensar nesses resultados. Temos dois jogos decisivos, são grandes jogos e duas vitórias podem ser um grande passo para que a gente almeja. É mais uma final que temos pela frente, afirma o técnico Matheus Costa.