Qual a diferença entre custos e despesas?

17/10/17 às 00:00 - Atualizado às 20:31 Celso Oliveira

De um modo geral esses dois gastos são bastante confundidos pelas pessoas que, normalmente, generalizam como se todos os gastos fossem custos. Os dois realmente são desembolsos de recursos diminuindo o caixa da empresa quando são adquiridos, mas possuem diferentes finalidades, como vamos entender na sequência deste artigo.
Os custos estão relacionados à produção dos produtos ou serviços que a empresa realiza. Dessa forma, por exemplo, a matéria-prima para elaboração de determinado produto é um custo, como também a mão de obra necessária para a elaboração deste produto, já que existe uma ligação direta entre a produção e as pessoas envolvidas nesse trabalho.
Se visualizarmos uma fábrica, todos os processos internos da produção estão relacionados aos custos, sejam aluguel da fábrica, energia consumida na fábrica, matéria-prima, mão de obra direta e indireta etc. Precisamos entender também que o custo da produção será alocado ao produto pronto para ser vendido.
No caso das despesas, estas estão relacionadas ao esforço de venda dos produtos. Os gastos da área administrativa e comercial de uma indústria são classificados como despesas, pois não estão diretamente ligados à produção.
São exemplos claros de gastos com despesas, os fretes sobre os produtos vendidos, comissões pagas aos vendedores, os salários pagos aos departamentos administrativos como recursos humanos, contabilidade, faturamento etc.
Sintetizando, temos os custos ligados à produção e às despesas ao esforço de vendas. Basta entendermos que todos os processos que estão dentro da fábrica são custos e, aqueles processos que estão na área administrativa e comercial da empresa, são despesas.
Celso Oliveira é contabilista, professor da Faculdade Estácio Curitiba

0 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

Blogs
Ver na versão Desktop