O curitibano está habituado com a variação do clima. E neste resto de mês não será diferente. As temperaturas máximas vão oscilar entre o calor e o frio, com variações bruscas semana a semana, pelo menos segundo a previsão de longa data da meteorologia. Ontem, por exemplo, o fim de tarde tinha marca de pouco mais de 15ºC e, amanhã, a previsão é que os termômetros marquem 29ºC durante a tarde. Hoje a previsão era de mínima de 12ºC e máxima de 24C.
Essa oscilação grande das temperaturas é comum, já que a primavera é uma estação de transição entre os dias mais gelados do inverno e o calor do verão. Até o final desta semana os termômetros devem ter marcas altas, se aproximando dos 30ºC, como na semana passada. Mas o próximo final de semana deve ser mais ameno, esfriando mais na próxima semana, quando as marcas ficam entre mínima de 13ºC e máxima de 19ºC.
Já a última semana de outubro começa com calor, e novamente as mínimas ficam perto dos 20ºC e as máximas dos 30ºC. E na virada do mês, o clima volta a ficar mais fresco, com temperaturas amenas, numa verdadeira gangorra de temperaturas.
Chuva
A previsão também alerta para a possibilidade de chuva mais intensas acompanhadas de trovoadas a partir do sábado. Na quinta e sexta-feiras o tempo já fica encoberto, com chuviscos ocasionais na Capital. No interior, pode chover mais forte já na quinta-feira, especialmente na faixa do Oeste ao Centro-Sul do Paraná.