Um arbitral com a presença dos clubes participantes e da Federação Paranaense de Futebol definiu nessa terça-feira (dia 17) o regulamento do Campeonato Paranaense de 2018. A fórmula utilizada nos últimos três anos foi alterada. Agora, os 12 times serão divididos em dois grupos de seis.

No primeiro turno, as equipes jogam contra os adversários do outro grupo, somando seis rodadas. Os dois primeiros colocados avançam para as semifinais, que serão disputadas em jogo único. Em seguida, a final do turno também em jogo único, disputada na casa do time com melhor campanha. O campeão ganha vaga na grande decisão do Estadual.

No segundo turno, os times se enfrentarão dentro dos grupos, somando cinco rodadas. As semifinais e a final serão em jogo único. O campeão se classifica para a grande decisão. Se o mesmo time for campeão dos dois turnos, fica com o título por antecipação.

A grande decisão, se ocorrer, será disputada em duas partidas.

Cada turno receberá um nome específico, assim como no Campeonato Carioca, com a Taça Rio e a Taça Guanabara. O campeão de cada turno leva um troféu. 

O arbitral dessa terça-feira também definiu os grupos, seguindo como critério a classificação do último campeonato. O Grupo A ficou formado por Coritiba (1º em 2017), Cianorte (3º), Paraná Clube (5º), Cascavel (7º), Foz do Iguaçu (9º) e Maringá (campeão da segunda divisão).

No Grupo B estão Atlético (2º), Londrina (4º), Prundetópolis (6º), Rio Branco (8º), Toledo (10º) e União de Francisco Beltrão (vice-campeão da segunda divisão).

O arbitral também aprovou uma proposta dos clubes do Interior que limita o número de jogadores inscritos na competição: apenas 30 jogadores por clube. Serão permitidas apenas cinco alterações nessa lista até o início do segundo turno. O objetivo é dificultar a utilização do elenco sub-23 ou de times B por Atlético-PR e Coritiba.

A competição terá início no dia 21 de janeiro, e pode ter sua decisão em 08 de abril, caso haja os dois jogos finais.

Serão rebaixadas as duas equipes que tiverem conquistado o menor número de pontos na soma das duas Taças (os dois turnos), sem contar os jogos de semifinais e finais. 

A Federação Paranaense de Futebol tem até 17 de novembro para divulgar a tabela da competição.

A fórmula de disputa aprovada foi proposta pelo Coritiba. A proposta dos clubes do Interior acabou rejeitada. O Paraná chegou a apresentar uma fórmula com menos datas, para garantir uma pré-temporada maior, mas também não conseguiu aprová-la.