Uma instituição que atua para doar calçados e meias para crianças carentes está trabalhando para firmar parcerias com empresas e outras instituições e montar um banco de voluntários permanentes. No Brasil desde 2008, a Samaritan’s Feet arrecada e distribui calçados, mas também trabalha para inspirar crianças e adolescentes a buscarem seus sonhos. Entre suas últimas ações, estão a distribuição de chuteiras em um projeto que inclui aulas de balé e teatro em Curitiba.

A Samaritan’s Feet foi criada em 2003, pelo nigeriano Manny Ohonme, que aos 9 anos ganhou um par de calçados de um estrangeiro que visitava o país. O calçado o ajudou a começar a praticar esportes, o que lheu rendeu um convite para estudar na Universidade de Dakota do Norte, nos Estados Unidos, com uma bolsa integral. Já adulto, casado e trabalhando como executivo em uma empresa, Manny deixou seu cargo para criar a Samaritan’s Feet, com o objetivo de calçar os pés de crianças pobres e em situação de risco em todo o mundo.

Hoje, a organização tem escritórios regionais no Brasil, no Peru, na Nigéria, na África do Sul, em Hong Kong, nas Filipinas e nos Estados Unidos (a sede é em Charlotte, na Carolina do Norte). A Samaritan’s Feet já beneficiou 6,6 milhões de crianças e adolescentes em todo mundo e já mobilizou mais de 70 mil voluntários em mais de 88 países.

No Brasil, o escritório da organização social funciona em Curitiba. Um dos projetos está no bairro Parolin. Feito em parceria com a Escola D.O.M, o programa atende meninas entre 6 e 12 anos, que têm aulas semanais de balé e hip hop, além de aconselhamento, cuidados básicos de saúde e aulas de teatro e sapateado. Não queremos apenas levar calçados, mas também inspirar essas meninas a continuar acreditando nos seus sonhos, afirma Wesley Oliveira, diretor da Samaritan’s Feet Brasil. A entidade já distribuiu calçados em Dourados (MS) e se prepara para uma ação no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

Temos empresas parceiras nas áreas de assessoria de imprensa, mídias digitais, transporte e advocacia. Precisamos de ajuda na área de marketing estratégico, diz Oliveira. Ainda estamos estruturando a Samaritan’s Feet no Brasil, principalmente na parte de captação de recusos. E temos trabalhado bastante na construção da marca.

Como ser voluntário
O quandro de voluntários, diz Wesley Oliveira, varia de acordo com a necessidade. O voluntariado ainda é muito pontual, temos demandas sazonais de assistentes sociais, educadores físicos, contadores de histórias, afirma. Mas ainda não temos um banco grande de voluntários. O objetivo é aumentar esse banco com pessoas que possam desenvolver um trabalho de voluntariado recorrente.
Os interessados podem acessar o site da Samaritan’s Brasil (samaritansfeet.org.br), na seção Programas e Voluntariado. Vários trabalhos podem ser desenvolvidos: participar de ações de doação de calçados, ser voluntário no escritório e na manutenção do estoque de calçados, fotografar os eventos etc. Os candidatos preenchem um formulário e participam de um treinamento.
Também é possível fazer doações para a entidade. Na seção Contribua do site há espaço para pessoas físicas e empresas. As pessoas podem fazer doações únicas ou mensais. As empresas podem fazer doações, investir em marketing relacionado à causa, patrocinar eventos ou doar parte de seu tempo e de seus profissionais para ajudar no voluntariado.

Serviço
Samaritan’s Feet Brasil
Site: samaritansfeet.org.br
O que faz: distribui calçados e meias para crianças e adolescentes em situação de pobreza ou risco, em projetos somados a atividades educativas.
Voluntariado: precisa de voluntários para ações de distribuição de calçados, transporte, logística, serviços de escritório e armazenamento, fotografia, contação de histórias, recreação, informática, educação física, assitsência social, serviços gerais etc. Mais informações no site.
Doações: podem ser feitas por pessoas físicas e pessoas jurídicas. Mais informações estão disponíveis no site.
Parcerias: a Samaritan’s Brasil busca parcerias com empresas. Já possuir parceiros nas áreas de comunicação, mídias digitais, transporte e advocacia. Já fez parcerias com o Atlético e a rede de lojas Omar Calçados.