SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um aviso apresentado no telão do Maracanã durante o jogo Flamengo x Fluminense, no dia 12 de outubro, ajudou a encontrar uma adolescente que estava desaparecida.
Um torcedor viu a imagem de L. C. S. S., de 13 anos, e entrou em contato com a equipe da ação solidária. A jovem foi encontrada no Morro da Mangueira três dias depois.
“Assim que minha neta desapareceu eu fui à FIA (Fundação para Infância e Adolescência) para registrar o sumiço dela e para pedir ajuda. Eles me orientaram e me deram um ingresso para ir ao Maracanã, juntamente com outras mães que também estão procurando seus filhos e netos. Durante o jogo, quando foi exibida a foto da minha neta no telão, um torcedor contou para um dos assistentes sociais, que estavam nos acompanhando, que tinha visto a minha neta andando pela comunidade da Mangueira”, conta Mônica de Souza, de 53 anos, avó da adolescente.
No dia seguinte ao jogo, seguindo uma orientação da FIA, Mônica foi para a comunidade com cartazes onde tinham uma foto e informações sobre a menina. Ela só deixou a Mangueira três dias depois, segurando a neta pela mão.
“Ela estava na casa de uma amiga, a mesma que estava conversando com ela no meu portão no dia que desapareceu”, completou Mônica.
O projeto Escalação Solidária foi uma parceria de Flamengo e Fluminense, o Disque-Denúncia, e o programa SOS Crianças Desaparecidas, da FIA.
Desempregada, Mônica tem a guarda de três netos, dois abandonados pelos pais e uma órfã. A mulher de 53 agora também é amiga da jovem que esteve desaparecida.
“Não me custa nada dar abrigo e um prato de comida para a menina. Ela não quer ficar na casa dela. Eu não sei o que acontece por lá e a mãe não me ligou nenhuma vez até hoje para saber como está a filha. Vou ficar com ela aqui, sim”.