No dia 30 de outubro, mais de 1,5 mil alunos e professores de diversas regiões do Estado estarão em Curitiba para o encerramento do Concurso Agrinho de 2017. O evento é a coroação de um ano de trabalho em sala de aula, em que professores e alunos recebem material didático, capacitação e a possibilidade de participarem do concurso como estímulo para trabalharem temas transversais como saúde, cidadania e meio ambiente, formando cidadãos conscientes.
Nesses 22 anos de existência, o Programa Agrinho tem sido um dos agentes importantes na formação de gerações de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, contribuindo para a paz e o desenvolvimento numa sociedade responsável, diz Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar-PR.
Anualmente o Programa Agrinho movimenta cerca de 80 mil professores e 1 milhão de estudantes em todo o Estado. Os alunos participam do concurso por meio de redações e desenhos, enquanto os professores concorrem com relatos e com as experiências pedagógicas que desenvolveram ao longo do ano. Este ano foram recebidos um total de 6.016 trabalhos que passaram por uma triagem e por uma banca examinadora que definiu os vencedores.
Meio ambiente
Preocupada com a questão ambiental, social e economica, a edição 2017 do evento de premiação do Concurso Agrinho, no dia 30 de outubro, no ExpoTrade de Pinhais, tem como tema Sustentabilidade, uma das linhas de trabalho que recebe atenção do Sistema Faep/Senar-PR este ano.
Durante o evento no Expotrade Pinhais, serão 314 premiados entre alunos, professores, diretores, secretários municipais de educação e chefes de núcleo com destaque para os seis primeiros lugares da categoria Experiências Pedagógicas (quatro para a rede pública, um para a rede particular e um para o Agrinho Solos), que receberão um automóvel zero quilômetro como prêmio.