SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Corinthians não conseguiu ampliar a diferença na liderança e dar mais um importante passo rumo ao título. A equipe, porém, conseguiu segurar um rival direto na disputa ao empatar com o Grêmio por 0 a 0, nesta quarta-feira (18), no Itaquerão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Assim, a diferença entre as duas equipes permanecem em nove pontos (59 a 50). O time alvinegro, no entanto, pode ver a aproximação do Santos terceiro colocado, e o Palmeiras, o quarto, entram em campo. Com 49 pontos, o time da Vila Belmiro visita o Sport, enquanto o clube alviverde, que soma 48 pontos, recebe a Ponte Preta.
Os santistas tiveram duas oportunidades de diminuir a vantagem do rival na liderança, mas empatou com a Ponte, na última quinta-feira (12), e diante do Vitória, na segunda (16).
A maior vantagem do líder para o vice-líder nesta edição do Brasileiro foi na 20ª rodada. Na oportunidade, o próprio Corinthians abriu 11 pontos para o Grêmio (50 a 39).
Caso o Santos vença, a diferença cairá para sete pontos —o que não acontece desde a 23ª rodada.
O Cruzeiro, que chegou a aparecer como candidato nas últimas rodadas, foi derrotado pelo Coritiba e agora esta 12 pontos atrás do líder.
Desde 2006, quando o torneio passou a ser disputado por pontos corridos, a maior diferença entre os dois primeiros colocados após o complemento da 29ª rodada aconteceu em 2007. Na época, o São Paulo, que faturaria o título ao término da competição, estava com 63 pontos, contra 51 do Cruzeiro.
Há três anos, o Cruzeiro terminou a rodada com sete pontos a mais que o São Paulo, que na época era o vice-líder, e caminhou tranquilamente rumo a taça.
O Corinthians vê os rivais se aproximarem na briga pelo título justamente quando alterna altos e baixos na competição. No returno, o aproveitamento de pontos da equipe é de 40%. são três vitórias, três empates e quatro derrotas, as únicas até o momento. Na primeira metade do campeonato, o clube alvinegro atingiu 82,4%.
O Grêmio, que é seu principal concorrente, tem 36,6% nesta segunda parte do torneio.
No confronto desta noite, o Corinthians teve em campo sua equipe considerada titular, com exceção, do zagueiro Pablo, vetado pelo departamento médico. Ele foi substituído novamente por Pedro Henrique.
Já o Grêmio contou com o atacante Luan, que não atuava pela equipe desde 20 de setembro, quando jogou um minuto na vitória sobre o Botafogo, pela Libertadores. Antes, havia começado uma partida como titular em 23 de agosto. Ele ficou todo esse período fora em razão de uma lesão muscular.
Mesmo com a formação principal, as equipes não criaram muitas oportunidades de gol. O jogo até começou com um ritmo intenso, mas com o passar do tempo ficou muito truncado.
O Corinthians trocou muitos passes, mas não exigiu defesas difíceis de Marcelo Grohe. O Grêmio também não assustou.
Na segunda etapa, o panorama da partida não mudou. Bem organizadas defensivamente, os times também não criaram.
Carille exigiu que a equipe saísse mais para o jogo e colocou Clayson no lugar de Jadson e Marquinhos Gabriel na vaga de Romero, mas as mudanças não surtiram feito. Ele ainda trocou Gabriel, que fez uma boa partida, por Fellipe Bastos.
Já Renato fez três mudanças no setor ofensivo. Luan, Fernandinho e Barrios saíram para as entradas de Everton, Beto da Silva e Jael, respectivamente.
As melhores chances, no entanto, foram em dois chutes do lateral Edílson. Em um deles, acertou o travessão em uma cobrança de falta.
A partida foi assistida por 40.008 pagantes.

CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Balbuena, Pedro Henrique e Guilherme Arana; Gabriel (Fellipe Bastos) e Maycon; Jadson (Clayson), Rodriguinho e Romero (Marquinhos Gabriel); Jô. T.: Fábio Carille

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Cortez; Jailson, Arthur, Ramiro, Luan (Everton) e Fernandinho (Beto da Silva); Barrios (Jael). T.: Renato Gaúcho

Estádio: Arena Corinthians, em São Paulo
Juiz: Heber Roberto Lopes (SC)
Cartões amarelos: Fagner (COR); Barrios (GRE)