O Grupo Dignidade, de apoio aos LHBTIs, divulgou carta no início da tarde desta quinta (19) declarando solidariedade ao cantor Pabllo Vittar, que fará show em Ponta Grossa em dezembro. O grupo também enviou nota de repúdio à Câmara de Ponta de Grossa. Na última segunda (16), o pastor e vereador Ezequiel Bueno (PRB-PR) fez um discurso na Câmara Municipal lamentando que Ponta Grossa receba esse tipo de show porque é uma cidade família, uma cidade conservadora. Além disso, tomando como base uma notícia falsa divulgada na internet, Bueno ameaçou prender Pabllo Vittar.

Vereador do Paraná ameaça prender Pabllo Vittar

“Lutamos pelo direito à autodenominação, à liberdade de expressão sexual, física e psicológica, à proteção dos direitos igualitários com a equiparação a todos os mecanismos legais, independente da orientação sexual e identidade de gênero e contra toda forma de opressão à liberdade individual. Assim, ficamos estarrecidos com as declarações dadas pelo Senhor Vereador Ezequiel Bueno (PRB), que afirmou que irá lhe prender caso saia nas ruas de Ponta Grossa”, diz a nota. 

Na nota de repudio enviada à Câmara dos Vereadores, o grupo Dignidade diz  que privar uma pessoa de sua liberdade é medida extrema que somente ocorre em casos de flagrante delito, prisões cautelares (preventiva e provisória) desde que preenchidos rigorosos requisitos e devidamente fundamentada por ordem de um juiz, ou, então, nos casos de prisão-pena, onde houve um devido processo legal transitado em julgado que culminou em sentença penal condenatória e que prender uma pessoa pelo simples fato da mesma sair na rua, fere gritantemente princípios fundamentais da Constituição Federal do Brasil, dentre eles a liberdade de ir e vir, o que nos remete a um Estado totalitário que nem nos mais nefastos regimes de governo acontece.

A nota é assinada pelos dirigentes do grupo Dignidade, Toni Reis e Gisele Alessandra.