Com tempo abafado e temperatura de 29ºC, a chuva chegou em Curitiba no início da tarde desta quinta-feira (19) já fazendo estragos. Os ventos causaram a queda de galhos de árvores no Batel. As pistas da Avenida Vicente Machado com a Desembargador Costa Carvalho ficaram bloqueadas.

• No Prado Velho, árvore cai sobre telhado de escola especial 

Rajadas de vento chegam a 72 quilômetros por hora em Curitiba

Um funcionário da empresa prestadora de serviço Akon se acidentou na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, enquanto trabalhava na reforma de uma edificação no pátio da Rumo, ex ALL. Uma súbita rajada de vento danificou parte da estrutura, que atingiu o operário. Segundo a assessoria da empresa, ele estava utilizando todos os equipamentos de segurança obrigatórios. A Companhia está prestando toda assistência necessária. 

O balanço da Defesa Civil de Curitiba aponta 60 registros de quedas de árvores e galhos: 41 atendimentos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e 19 do Corpo de Bombeiros. Houve ainda 14 destelhamentos, sendo dois em unidades da rede municipal de ensino (Escola Municipal Colombo, no Bairro Novo, e Escola Municipal Pilarzinho).

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, pelo menos sete unidades, entre escolas e centro municipais de educação, foram afetados pelas chuvas. Houve o isolamento dos locais atingidos. Equipes da Coordenadoria de Obras da Secretaria da Educação estão percorrendo as unidades e fazendo o levantamento da situação para avaliação dos reparos necessários. 37 semáforos desligados ou em alerta no momento, de acordo com a Setran

No Pilarzinho, na Rua Raposo Tavares, próximo ao supermercado Tissi, o vento arrancou uma placa de propaganda e cabos de fiação da companhia de energia elétrica e teleônica.  Por segurança, a rua foi totalmente interditada.

No Guabirotuba a ventania arrancou um pinheiro com raiz e tudo. Ele caiu sobre o telhado de uma casa na Rua Dr. Joaquim L. Silveira da Mota. Apesar do estrago foi apenas susto. Ninguém se feriu.  

Os motoristas devem evitar o local e redobrar a atenção, segundo as informações da Secretaria de Trânsito (Setran). Por volta das 14 horas, os ventos que estavam chegando com rajadas de ventos próximas a 72 quilômetros por hora na região, segundo  medição do Simepar. 

Confira o último boletim divulgado às 18 horas: 

❗O vendaval começou por volta das 14h30, com registro de ventos de moderados a fortes, com rajadas de até 72 km/h, segundo dados do Simepar, com 5,8mm de chuva no período de uma hora.

❗Ocorrências:

▪60 registros de quedas de árvores e galhos: 41 atendimentos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e 19 do Corpo de Bombeiros.

▪14 destelhamentos, sendo dois em unidades da rede municipal de ensino (Escola Municipal Colombo, no Bairro Novo, e Escola Municipal Pilarzinho).

▪De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, pelo menos sete unidades, entre escolas e centro municipais de educação, foram afetados pelas chuvas. Houve o isolamento dos locais atingidos. Equipes da Coordenadoria de Obras da Secretaria da Educação estão percorrendo as unidades e fazendo o levantamento da situação para avaliação dos reparos necessários.

▪Placas de outdoor sobre a fiação elétrica na Raposo Tavares com  Jorge Cury Brahim e Professora Terezita Farias dos Santos Lima.

▪37 semáforos desligados ou em alerta no momento, de acordo com a Setran.

▪Abalos estruturais que serão atendidos pela Cosedi (Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis):

▫Um andaime caiu sobre o telhado de uma escola particular ENSETEC no Portão;

▫Queda de árvore em uma casa no Guabirotuba;

▫Destelhamento em um condomínio no CIC.

❗Acionados os planos de contingência das administrações regionais

Atualizada às 18h40