SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ao menos 40 cidades do Rio Grande do Sul ainda contabilizam nesta sexta-feira (20) os estragos causados pela chuva acompanhada de fortes ventos que atingiu o Estado nos últimos dias. Não há informações de vítimas.
Segundo boletim divulgado pela da Defesa Civil nesta quinta (19), ao menos 1746 casas foram afetadas pela chuva forte. Não houve registro de desalojados nem desabrigados.
Os principais problemas provocados pelo temporal foram destelhamento de casas, quedas de árvores, alagamento de ruas e falta de energia elétrica.
Uma das cidades mais afetadas foi Santa Maria que teve 900 casas destelhadas, de acordo com a Defesa Civil. A prefeitura distribuiu cerca de 26 mil metros de lona para a população.
Segundo a prefeitura de Santa Maria, ao menos 1,2 mil famílias tiveram prejuízos em função dos ventos que atingiram a cidade. Também foram registradas 258 ocorrências com árvores, desde cortes a bloqueio de ruas.
Das 78 escolas municipais, 53 suspenderam as aulas nesta quinta devido a falta de luz ou danos provocados pela chuva forte. A expectativa é que as aulas sejam retomadas nesta sexta (20).
Em Cachoeira do Sul, a forte chuva acompanhada de vento e granizo provocou estragos na cidade e o destelhamento de cerca de 300 casas. Equipes da prefeitura passaram o dia distribuindo lonas a moradores das áreas afetadas.