Está prevista para este fim de semana uma chuva de meteoros Orionídeos, que tem seu pico previsto para a noite de sábado (21)  para domingo (22). O fenômeno acontece apenas uma vez por ano, quando o planeta cruza a nuvem de poeira deixada pelo cometa Halley, mas neste ano a observação será facilitada em diversos lugares do mundo por coincidir com o período de transição da Lua nova para crescente. Em Curitiba, no entanto, o fenômeno provavelmente não será visível, já que a previsão é de tempo variando de nublado com chuva a pancadas de chuva, segundo previsão do Simepar.  A previsão é praticamente a mesma para todo o Paraná. 

 

Surpresa: primavera é a estação com maior incidência de temporais

 

Outubro vira o mês do aguaceiro

 

Apesar de não ser a mais intensa, a chuva de Orionídeos é uma das chuvas de meteoros mais importantes do calendário anual por ser vista de praticamente todo o globo — a exceção é o continente da Antártica. Seu radiante — ponto no céu de onde surgem os meteoros — está na constelação de Órion, famosa pela figura de um caçador, cujo cinturão é conhecido popularmente como Três Marias.

Os meteoros, conhecidos popularmente como estrelas cadentes, são fenômenos luminosos provocados pela queima de pequenos fragmentos espaciais na atmosfera da Terra,

A estimativa é que a chuva de Orionídeos registre entre 20 e 25 meteoros por hora.