Seis pessoas foram presas em flagrante e nova mandados de busca e apreensão foram feitos nesta sexta-no Paraná durante uma operação Luz na Infância, pela Polícia Civil, de combate à exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes. A operação acontece em todo o Pais sob a coordenação da  a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O caso que mais chocou os policiais paranaenses foi em Curitiba. Uma mulher, de 33 anos, é suspeeita de manter relações sexuais com o filho e 11 anos. Os vídeos eram feitos pelo padrasto. Os dois foram presos em casa, no bairro Xaxim.  Os dois devem responder pelos crimes de pedofilia, estupro de vulnerável e rufanismo, 

• Megaoperação contra pedofilia cumpre nove mandados no Paraná

• Número de presos em megaoperação contra pedofilia passa de 100 

Segundo informações do delegado José Barreto, a denúncia foi feita pelo pai do garoto. “No celular apreendido na casa do casal estavam vários vídeos que registram as relações sexuais entre a mãe e o filho. Os vídeos ainda eram postados na internet”, disse ele. Outros quatro suspeitos foram presos em Curitiba na operação. Em Maringá e Londrina, foram presos mais dois. Todos com fotos de crianças e adolescente em computadores e celulares. 

No Paraná, a operação Luz na Infância l é coordenada pela Agência de inteligência da Polícia Civil e conta com apoio de mais de 40 policiais do Núcleo de Combate ao Cibercrimes (Nuciber), do Núcleo de Proteção a Criança e Adolescente Vítimas de Crime (Nucria), do Grupo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc).

As investigações que resultaram na operação Luz na Infância vêm sendo feitas há seis meses e resultam do aprimoramento do trabalho de inteligência de segurança pública e atuação em modelo de força tarefa, que reúne em um mesmo ambiente de trabalho policiais com expertise e capacitação na repressão aos crimes virtuais e de pedofilia. Um cenário ideal para coletar e preservar evidências criminosas, garantindo, como consequência, a identificação e posterior condenação dos criminosos pela Justiça.

A pedofilia é classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença de transtorno da preferência sexual. Pedófilos normalmente são pessoas adultas que tem preferência sexual por crianças pré-púberes ou no início da puberdade. O complexo ambiente da internet e a ausência de fronteiras no mundo virtual são elementos que propiciam terreno fértil à atuação desses criminosos.