Especialista recomenda oito cuidados para cães com dermatite atópica

Especialista recomenda oito cuidados para cães com dermatite atópica Recomendações abrangem atenção especial aos banhos, tosa, dieta e ambiente. Apoquel, da Zoetis, trata a doença com eficácia e é aprovado por tutores

20/10/17 às 13:55 Redação Bem Paraná com assessoria
(foto: Divulgação)

Cães com dermatite atópica são aqueles alérgicos a proteínas presentes no ambiente, como ácaros, pólen, bolores etc. A doença, que se manifesta principalmente por meio do prurido (coceira) e lesões de pele, não tem cura.

Por conta disso, é fundamental que os tutores tenham cuidados especiais no manejo destes animais e procurem o tratamento médico mais eficiente e com os menores efeitos colaterais possíveis.

A médica veterinária Flávia Clare, da Universidade Severino Sombra e da Clínica VetCare, do Rio de Janeiro, faz oito recomendações para cães com este tipo de alergia:

1. Banhe o seu cãozinho apenas com produtos prescritos e não utilize perfumes. Evite água muito quente e o seque em temperatura ambiente ou com secador morno a frio.

 

2. Ao tosar, não utilize máquina. Corte os pelos com tesoura.

 

3. Limpe o ambiente onde o animal costuma ficar com sabão ou detergente neutro e enxague abundantemente.

 

4. Não deixar o cão em locais onde há acúmulo de poeira. Lave a caminha do animal uma vez por semana. Se possível, remova tapetes, carpetes e objetos onde o pó possa se acumular.

 

5. Não deixe o cão por perto quando você utilizar desodorante ou perfumes.

 

6. Controle mensalmente a infestação de ectoparasitas (pulgas, carrapatos etc).

 

7. Evite alterações de dieta e petiscos. Consulte sempre o médico veterinário quanto a mudanças alimentares.

 

8. Ao menor sinal de aumento da coceira ou aparecimento de lesões de pele, procure o médico veterinário.

 

Medicamento age na fonte da coceira e agrada tutores

Uma terapia inovadora tem contribuído de forma significativa para recuperar a saúde dos cães com dermatite atópica e outras dermatites alérgicas que causam coceira. Trata-se do Apoquel, da Zoetis, companhia líder em saúde animal. É o único tratamento desenvolvido para agir diretamente na fonte da coceira.

O medicamento tem efeito rápido e é seguro para o uso prolongado, pois tem a eficácia e a rapidez de ação dos corticoides, porém sem causar os efeitos colaterais desta categoria.

0 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

Blogs
Ver na versão Desktop