Parte das telhas da Escola Municipal Ditmar Brepohl, na CIC, já foi substituída e a reposição deve continuar neste sábado (21/10). O serviço emergencial foi necessário devido ao vento forte e ao temporal que ocorreu na tarde desta quinta- feira (19/10) em Curitiba. Nesta unidade, o maior impacto foi o da queda de uma árvore sobre o telhado de um dos dois blocos da unidade, afetando a secretaria da escola. Ninguém ficou ferido.

Apesar dos estragos causados pela queda da árvore e pelos ventos fortes, houve aula normalmente nesta sexta-feira (20/10) e neste sábado (21/10), dia de reposição de aulas, também haverá. Das 33 salas da escola, nove foram afetadas, mas foi possível remanejar as turmas sem interromper as atividades escolares.

Neste momento, a prioridade nesta escola é a substituição das cerca de 40 telhas e a reposição dos 50 vidros quebrados. Na Escola Ditmar, parte do toldo que liga os dois prédios também foi atingida.

De acordo com a diretora Kelly Regina Camargo, tudo foi muito rápido. Mas recebemos todo o atendimento necessário prontamente. Em alguns minutos, o pessoal do núcleo já estava aqui para nos ajudar. Foi ótimo, disse ela. A poda da árvore que atingiu o prédio e a de outras árvores no terreno foi executada durante a manhã.

A chefe do Núcleo Regional de Ensino da CIC, Maristela Teodoro, relata que houve uma grande integração entre as secretarias da Educação e do Meio Ambiente e a Administração Regional para que tudo fosse feito no menor tempo possível.

A Escola Ditmar Brepohl atende a 460 crianças, do pré ao 5º ano. As crianças do pré têm aulas no prédio da Unidade de Educação Integral, que não sofreu nenhum dano devido às chuvas. No período da tarde, estudam nos dois pavilhões da escola 200 crianças.

 

Lá, no momento do temporal, professores e crianças seguiram as instruções do programa Conhecer para Prevenir, parceria entre as secretarias da Educação e da Defesa Social. O programa prepara professores, funcionários e estudantes para situações inesperadas. O protocolo do programa pode ser aplicado em situações que podem variar como um ataque de abelhas, um princípio de incêndio, uma chuva forte, como a que afetou a cidade nesta semana, entre outras ocorrências.

Outras ocorrências

Por causa do temporal, nas escolas Colombo, no Sítio Cercado, e Pilarzinho, no bairro de mesmo nome, houve o destelhamento parcial das unidades. Assim que foram avisados, engenheiros da Coordenadoria de Obras da Secretaria da Educação percorreram as unidades, fizeram o levantamento da situação para avaliação dos reparos necessários e os encaminhamentos emergenciais.

Na Escola Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, no Uberaba, uma árvore caiu sobre o toldo na entrada da unidade. No CMEI Conjunto Iracema, no Capão da Imbuia, houve queda de uma árvore no pátio externo. Na Escola Marçal Justen, no Água Verde, havia água escorrendo em algumas paredes. No CMEI João Baptista Fontana, no Parolin, dois vidros quebraram. Apesar dos estragos, com as adequações necessárias em cada situação, houve atividades nestas escolas e CMEIs.

Os reparos que tiverem custo mais elevado serão executados com recursos da Secretaria da Educação. Outros serão pagos com a verba que cada uma das unidades escolares já recebe. A verba do Fundo Rotativo é repassada bimestralmente pela Prefeitura para a conta corrente da escola ou do CMEI.