PAULO BATISTELLA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Bahia e Vitória já se enfrentaram neste ano para decidir o título estadual e quem iria às finais da Copa do Nordeste. Agora, fazem um Ba-Vi a partir das 17h (de Brasília) deste domingo (22) sem valer taça, mas com o mesmo clima de decisão, já que lutam contra rebaixamento no Brasileiro. Os tricolores estão em situação ligeiramente melhor —na 13ª colocação, com 35 pontos—, mas podem ser ultrapassados na tabela pelos rubro-negros, que somam apenas dois pontos a menos.

O Bahia chega ao clássico após derrota por 4 a 1 para o Flamengo, o que aumentou a pressão sobre o time, segundo o técnico Paulo César Carpegiani. “Passou a ser obrigação fazermos os três pontos. Com todo respeito ao Vitória, mas jogando em casa, com apoio de nossa torcida, nós temos que buscar o resultado.”

Contudo, o volante Uillian Correia, do Vitória, ponderou que sua equipe também perdeu na rodada anterior —para o Atlético-PR, por 3 a 2, de virada. “A gente tem um jogo importantíssimo contra nosso maior rival e temos que vencer.” Em campo, a principal dúvida do Vitória é o goleiro Fernando Miguel, que se recupera de lesão. O substituto direto é Caíque, que se envolveu em uma polêmica após a última partida —criticado por torcedores, ele questionou a permanência no clube e, depois, voltou atrás. No Bahia, o meia Vinícius, lesionado, tem presença incerta. A equipe tricolor ainda não poderá contar com Juninho Capixaba, suspenso. Mas, em compensação, Rodrigão e Edigar Junio foram liberados pelo departamento médico.

BAHIA Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e ; Edson e Renê Júnior; Zé Rafael, Vinícius (Régis) e Mendoza; Rodrigão. T.: Carpegiani

VITÓRIA Caíque (Fernando Miguel); Caíque Sá, Wallace, Ramon e Juninho; Uillian Correa e Fillipe Soutto; Yago, Neilton e David; Tréllez. T.: Vagner Mancini

Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador

Horário: 17h (de Brasília) deste domingo Juiz: Marcelo de Lima Henrique (RJ)