A Prefeitura iniciou na quinta-feira (19/10) a campanha Varal do Bem. Pela cidade, serão espalhados varais para receber doações de lenços femininos que serão repassado a mulheres em tratamento de câncer de mama. Os acessórios arrecadados serão entregues nos hospitais em que o tratamento é realizado.

Um varal foi estendido temporariamente na Boca Maldita, no Centro, e outro no Espaço do Servidor na Prefeitura, no Centro Cívico. Eles foram coloridos com lenços de cabeça de diferentes cores e tecidos, que em breve terão novas donas.

As Ruas da Cidadania também vão receber varais a partir da próxima segunda-feira (23/10). Em parceria com o grupo Yoga no Parque, varais itinerantes serão estendidos para receber as doações durante as sessões de yoga do Jardim Botânico deste sábado (21/10), às 9h; no domingo (22/10), nas Ruínas de São Francisco, às 9h45; e no dia 28 de outubro no Parque Barigui, às 9h.

O lenço é um símbolo de luta contra a doença e de autoestima para as mulheres que se tratam do câncer de mama e o Varal do Bem é uma ação gerenciada pela equipe das redes sociais da Prefeitura no Outubro Rosa, campanha que visa a conscientização sobre a prevenção desse tipo de câncer.

O lenço vai ser mais útil para essas mulheres em tratamento do que dentro da gaveta lá de casa. Fazer a doação também serviu para me atentar que está na hora de marcar consulta e colocar em dia meus exames, contou a servidora da Prefeitura Patrícia Lee, 44 anos.

Na Prefeitura, ela e outras servidoras do município participaram de uma palestra sobre o câncer de mama com o ginecologista Roaldo Meissner e a jornalista Vanusa Vicelli Ribeiro, que passou pela doença e foi curada. Eu sempre acompanhei campanhas do Outubro Rosa, mas me achava fora das estatísticas. Tanto que fiquei sete anos sem fazer a mamografia. Hoje, defendo que este mês seja para as pessoas se conscientizarem de fato, fala Vanusa.

Outubro Rosa

A Prefeitura de Curitiba oferta 8,9 mil exames de mamografia mensais, sem fila de espera, para que as mulheres curitibanas tenham uma rotina de prevenção.

A mamografia é indicada para mulheres de 50 a 69 anos e os profissionais de saúde avaliam os critérios de necessidade e fazem o agendamento do exame.

Além do Varal do Bem, as unidades de saúde da Prefeitura e criaram mais de cem ações pontuais para levar as mulheres de Curitiba a participarem ativamente do Outubro Rosa, cuidando da própria saúde e colocando em dia os exames preventivos do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Confira a programação completa em www.saude.curitiba.pr.gov.br