O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) apresentou nesse fim de semana uma exposição de viaturas e equipamentos no Park Shopping Barigui, em Curitiba, em comemoração aos sete anos de criação do batalhão. Desde crianças a idosos, a atividade atraiu a atenção do público e rendeu muitas fotos e vídeos com os policiais militares.

Um pouco tímidas, as pessoas se aproximaram aos poucos dos estandes. Os olhares curiosos e fixos nos objetos pareciam querer ir além da simples observação e poder chegar mais perto, conversar com os militares estaduais e tirar dúvidas de como funciona a atuação da unidade no contexto atual da segurança pública.

As crianças eram o meio para quebrar o gelo e promover a aproximação dos pais e avós com os policiais. O pequeno Alexandre Leão Rocha, de 5 anos, conversou com os soldados da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE) e perguntou cada detalhe da farda, das armas e das viaturas. A curiosidade foi tamanha que ele não resistiu e pediu para tirar uma foto com o capacete de proteção, o que foi permitido carinhosamente pelos policiais.

O avô do garoto, Agostinho Ermelino Leão, conta que a ansiedade do menino foi enorme e pediu para ir ao shopping e ver os policiais militares logo na abertura das portas do local, às 11 horas. Ele [Alexandre] é apaixonado pelo bem e a Polícia Militar para ele é uma das instituições mais importantes que existe, pois defende a sociedade. No futuro ele pretende ser um policial militar. Viemos à exposição por causa dele, que é apaixonado por isso, disse.

Outra família que aproveitou a exposição do BOPE foram os Carrasco Abudi. Camila trouxe o filho Rafael para tirar fotos com os policiais militares e com as viaturas. O Rafael sempre gostou da PM e do Corpo de Bombeiros e nosso discurso em casa é de que são instituições que ajudam as pessoas. Ele é muito prestativo então o que mais admira são as iniciativas de auxiliar, de proteger os cidadãos, afirmou.

Para ela é fundamental desenvolver o respeito e a admiração pelas forças de segurança públicas, mesmo ainda na infância, pois isso irá refletir no seu futuro. Numa situação de perigo, ele sabe que existem pessoas capacitadas a quem pode recorrer, além dos pais dele, então os policiais, bombeiros, são referência para a sociedade, acrescentou Camila.

A comunidade pode conhecer de perto as viaturas e equipamentos das seis subunidades do BOPE: a Companhia de Operações com Cães (COC), a Companhia de Choque, a Companhia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), o Esquadrão Antibombas, a Equipe de Negociação (EN) e a Companhia de Comandos e Operações Especiais (COE).