Um grupo de voluntários da Mission Direct, uma instituição cristã de caridade, do Reino Unido, está construindo casas para famílias carentes de Campo Largo. Eles vêm de vários países da Europa, principalmente Inglaterra, Holanda e Escócia, para ficar 15 dias no Brasil trabalhando na construção das casas.
Cada um deles contribui com $ 1.500 Euros para que a entidade possa executar a obra, e doa, ainda, o seu trabalho. Em Campo Largo, oito casas estão sendo construídas no Jardim Esmeralda (uma já está pronta, três estão em construção e as outras quatro logo a seguir).
Em Campo Largo o Mission Direct funciona através da Organização Não Governamental Mãos Abertas, que tem como presidente André de Lucas Chagas. Na última terça-feira (17), o prefeito Marcelo Puppi e o vice, Mauricio Rivabem, foram convidados para conhecerem o projeto e ambos se encantaram com o trabalho da missão.
No Brasil, as primeiras casas construídas (em Maringá). Atualmente as famílias que ocupam as casas firmam um contrato de aluguel por cinco anos, a preço simbólico. Isso evita o comércio das unidades.