Curitiba recebe entrehoje 28 de outubro, o III Encontro Nacional de Violas. Violinistas iniciantes e avançados poderão participar do encontro que oferece masterclasses e palestras na Escola de Belas Artes do Paraná (EMBAP), e concertos diários e gratuitos de professores na Capela Santa Maria. As inscrições estão abertas, mais informações no site: http://abraviolistas.wixsite.com/abrav/associao
Professores de universidades e músicos de orquestras do país ministram cursos dividindo conhecimento e estudo com os participantes. Alguns dos confirmados são os violistas: Alexandre Razera, Horácio Schaefer, Gabriel Marin, Renato Bandel, Ricardo Kubala, Ulisses Silva, Hella Frank, Roberto Huebner, Jairo Chaves, Emerson de Biaggi, Camila Meireles e Marco Catto.
A programação conta ainda com as fases semifinal e final do Concurso Nacional de Viola (II CONNVIO). Esse concurso tem como prêmios uma viola para o primeiro colocado, e arcos para os segundo e terceiro colocados. Concertos – A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba será a anfitriã do evento e participa na abertura e no encerramento. No concerto dde hoje, sob a regência do maestro Osvaldo Colarusso, o violista Ulisses Silva fará um solo com a Camerata, na obra TrauerMusik, de Paul Hindemith (1895-1963). O programa conta ainda com obras para orquestra, como Metamorfoses, de Richard Strauss (1864-1949) e Noite transfigurada, Op. 4, de Arnold Schoenberg (1874-1951).
No encerramento de domingo (28), com direção musical de Fernando Cordella, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba executa obras de Radamés Gnattali (1906-1988) e Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Serviço:
Acompanhe mais informações pela página do facebook:
https://www.facebook.com/ABRAViolistas/