O Paraná Clube chegou a dez vitórias seguidas como mandante na Série B de 2017. O feito foi alcançado na última terça-feira (dia 24), com o placar de 1 a 0 sobre o Vila Nova, pela 32ª rodada da competição. Nenhum dos 40 clubes das duas principais divisões do futebol brasileiro conseguiu essa marca em 2017, considerando apenas os resultados dentro do campeonato nacional.

Até terça-feira, as melhores séries eram do Paraná e do Internacional, que vem de nove vitórias seguidas como mandante. O time gaúcho volta a jogar em casa no sábado, quando recebe o Ceará, no Beira-Rio. Se ganhar a partida, empata novamente com a equipe paranaense.

Na Série A, a maior série de vitórias como mandante foi do Corinthians, com seis, entre a 4ª e a 12ª rodada. No momento, a maior sequência de vitórias em casa da primeira divisão é do São Paulo, com três.

O Paraná Clube também tem a maior sequência invicta como mandante das duas primeiras divisões do Brasileiro. Está há 13 partidas sem perder em casa – foram 12 jogos na Vila Capanema e um na Arena da Baixada. Quem chegou mais perto disso na Série B foi o América-MG, com 11 partidas invicto em Minas Gerais – a sequência durou da 5ª até a 25ª rodada. Na primeira divisão, a maior série desse tipo foi do Cruzeiro, com 12 jogos sem perder em casa — durou da 6ª até a 28ª rodada, e acabou com a derrota para o Atlético-MG, no último domingo. A maior sequência invicta atual como mandante é do Santos, com nove jogos sem derrotas.

Um dos protagonistas dessa série vitoriosa do Paraná é o goleiro Richard. Ele sofreu apenas três gols nesses nove jogos em casa. Só não esteve em campo no 2 a 1 sobre o Criciúma, quando estava suspenso por cartões amarelos. Contra o Vila Nova, na terça-feira, fez uma defesa milagrosa no primeiro tempo, quando a partida estava 0 a 0. A partida foi muito complicada, sabíamos da dificuldade que seria. Graças a Deus conquistamos uma grande vitória, nesta reta final, disse Richard. Jogar diante de nossa torcida é especial, nos da muita motivação. Não sofrer gols é consequência de um grande trabalho, não só meu, mas de toda a equipe. Agora é manter a concentração e recuperar as energias que terça temos outra final, declarou.

AS MAIORES SEQUÊNCIAS COMO MANDANTE DAS SÉRIES A e B em 2017

Vitórias como mandante na Série A
Corinthians………6
Santos……………4

Vitórias como mandante na Série B
Paraná…………..10
Internacional….9

Invicto como mandante na Série A
Cruzeiro………..12
Corinthians……10

Invicto como mandante na Série B
Paraná……………13
América-MG…..11