A Polícia Federal pediu nesta quinta-feira (26) o auxílio da polícia paraguaia nas investigações envolvendo o caso do menino achado em Cascavel, no oeste do Paraná, no dia 10. De acordo com a PF, a criança é paraguaia e pode ter sido vítima de tráfico internacional de pessoas.

A Políca Federal encaminhou às autoridades paraguaias as fotos e as impressões digitais do menino de pouco mais de um ano, de uma menina de 10 anos e de uma adolescente de 17. As  meninas foram encontradas na casa de Maria Conceição Queiroz, conhecida como Maria Paraguaiam suspeita de se a pessoa que estaria intemediando a adoção ilegal do menino. O objetivo é identificar os três e localizar as famílias.

Na quarta-feira (25), o cônsul do Paraguai em Foz do Iguaçu, Jorge Antonio Coscia, esteve em Cascavel para acompanhar as investigações. A Interpol também será acionada.

Tráfico de Pessoas

Maria Paraguaia foi presa em flagrante na terça-feira (24) por suspeita de tráfico internacional de pessoas depois de a polícia encontrar as outras duas meninas. Na audiência de custódia realizada na tarde desta quinta, o juiz decidiu mantê-la presa preventivamente.

Do prédio da Justiça Federal ela foi levada de volta à delegacia central da Polícia Civil. Ainda não foi informado quando ela será transferida para um presídio.

Dez pessoas já foram ouvidas, entre elas, o homem e a mulher suspeitos de tentarem adotar ilegalmente o menino de um ano com a ajuda de Maria Paraguaia. O casal prestou depoimento duas vezes e entregou os telefones celulares para a polícia.

Há indícios de que os dois pagaram um valor inicial de R$ 700 pela criança e que desistiram da adoção quando perceberam ser irregular.