O número de brasileiros embarcando para o exterior cresceu muito nos últimos anos. De acordo com o ministério do turismo cerca de 9 milhões de pessoas viajam anualmente para fora do país. E em meio a tantos embarques, uma dúvida se torna muito comum: turismo ou intercâmbio, qual das duas opções é a melhor experiência no exterior?
Apesar dos dois exigirem o mesmo planejamento prévio: passagem, hospedagem, visto, etc, turismo e intercâmbio possuem objetivos diferentes, portanto, é fundamental analisar qual o objetivo por trás da vontade de viajar. Se for meramente a lazer e para descansar o intercâmbio fica em certa desvantagem, uma vez que a pessoa vai ter que estudar ao longo da viagem. Mas em qualquer outro caso: imersão na cultura, conhecer gente nova, aprimorar a língua, o turismo perde de lavada para o intercâmbio.
Listei alguns motivos do porquê é melhor fazer o intercâmbio ao turismo no exterior:
Imersão cultural: Todo mundo que viaja para o exterior quer mais do que conhecer os pontos turísticos do país, o maior desejo é aprofundar o contato com uma cultura diferente. Durante o intercâmbio o aluno tem um meio período do dia livre para conhecer o país, garantindo assim a visita aos pontos turísticos. O contato diário do estudante com outras pessoas, seja na acomodação que ele escolher, na escola ou durante os passeios, garante uma profunda e real imersão na cultura do país. O intercâmbio amplia as oportunidades de conhecer novas pessoas o que não acontece quando viajamos a turismo.
Aprimorar o idioma: Quando estamos passeando a lazer, por mais que tenhamos um contato diário com outra língua, as interações são menos profundas. Já no intercâmbio somos provocados o tempo todo em conversas mais longas onde não só ouvimos, mas temos que perguntar e responder também. Essa comunicação mais intensa ajuda de verdade a aprimorar a língua e ampliar o vocabulário. E claro, estudar durante meio período é uma ajuda e tanto na hora de aprender o novo idioma.
Você pode colocar no currículo: Por mais que uma viajem seja enriquecedora culturalmente o intercâmbio vai no currículo e ajuda o aluno a se destacar profissionalmente. O intercâmbio, além de ser uma excelente oportunidade cultural de conhecer outros países e pessoas, você ainda pode colocar no currículo.
Valor dos pacotes: Os valores dos pacotes de intercâmbio são bem parecidos com os pacotes de viagem e com a vantagem de ter o curso e a acomodação inclusos no preço. Na Global Study temos um programa de parcelamento conhecido entre os alunos como GlobalFlex que facilita o pagamento para os estudantes. Recentemente a Global Study também negociou novas condições para pagamento no cartão de crédito de 12x e sem entrada. Essa nova modalidade vai ajudar muita gente a realizar o sonho do intercâmbio. Isso porque até então era condição inegável quitar o pacote antes de viajar. Agora é possível embarcar ainda pagando as parcelas da viagem na fatura do cartão de crédito.

 Antonio Pessôa é gerente de produto na Global Study