Se você se esforçou, mas não conseguiu fazer as compras de Natal com antecedência, conforme-se: terá que enfrentar filas e pode não encontrar todos os produtos que pretendia comprar. A estimativa das lojas e shoppings é de um movimento até 20% maior nesta reta final de comras de Natal. Para não aumentar ainda mais a sua frustração, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) dá as dicas para uma boa compra.
O primeiro passo para uma boa compra — em todas as épocas — é a pesquisa. Alguns sites fazem até comparações de custo-benefício entre produtos e lojas online, por exemplo. Se você não gosta de compras pela internet, o negócio é mesmo bater pernas: vá as lojas, telefone, procure em jornais e, sempre que possível, leve a propaganda quando se interessar por alguma oferta. Dessa forma, o estabelecimento não poderá apresentar um preço maior do que aquele anunciado. A propaganda do concorrente também pode servir na hora de negociar preços.
O consumidor tem o direito de obter informações sobre o produto que está comprando, assim como sobre a loja em que está comprando. Se você comprar produtos importados, confira se há assistência técnica e peças de reposição no Brasil. Você pode ainda exigir que o produto seja colocado em funcionamento à sua frente, antes de adquiri-lo. Você também tem o direito de saber, antes de fechar o negócio, qual o preço do produto à vista e a prazo, as formas de pagamento e os juros aplicados no caso de parcelamento ou atraso das prestações.
Escolhido o produto, é hora de pagar. Lembre-se de que nessa época a concorrência entre as lojas aumenta e é possível encontrar bons preços e fazer melhores negócios. A melhor forma de pagamento é sempre à vista, porém, nem sempre é possível. Neste caso, escolha a loja que lhe oferecer menor preço a prazo. Sempre tente um desconto. O vendedor nunca vai lhe dar um abatimento sem que você peça, mas a maioria das lojas já possui um “outro preço” no caso de o cliente pechinchar. Porém, desconfie de descontos muito altos: isso pode ser possível em função do preço inicial ser muito alto.
Fique atento às taxas de juros. Procure comparar o total a prazo com o valor à vista. E nem sempre a menor taxa de juros é a melhor compra. Lojas que oferecem pagamento em “x vezes sem juros” já embutiram a taxa no preço inicial do produto. Se você quiser comprar o produto à vista, peça um desconto que, nesse caso, se confira como abatimento proporcional do preço em razão do pagamento imediato.


á Planeje. Antes de ir às lojas, pense no que você gostaria de dar de presente para as pessoas de sua lista, assim você economiza tempo e terá uma idéia daquilo que está procurando.


á Crie um orçamento para gastar com os presentes, assim não levará um susto quando verificar o extrato bancário. 


á Não leve dinheiro vivo. Evite correr riscos e faça compras mais seguras com seu cartão de débito ou crédito


á Proteja suas informações pessoais. Tome cuidado ao revelar seus dados pessoais na hora de realizar compras online ou por telefone.


á Pergunte como essas informações serão utilizadas e quem terá acesso às mesmas. Todo cuidado é pouco na hora de realizar compras pela Internet ou pelo telefone.


á Só compre on-line em sites conhecidos. Somente faça compras com empresas que você conhece, confia e que são sérias.


á Lembre-se que você vai compartilhar com essas lojas seu nome, número do seu cartão e provavelmente seu endereço e telefone e endereço. Leia a garantia e as políticas de devolução para evitar mal-entendidos.


á Guarde os comprovantes. Você deve guardar todos os comprovantes da compra em um lugar fácil de lembrar. Desta maneira a documentação estará disponível para possíveis dúvidas e explicações posteriores.


á Presenteie com vale-presentes. Se a busca pelo presente perfeito para seus amigos e parentes não é seu passatempo preferido, existem vale-presentes, que são uma boa opção para cada um escolher seu próprio presente.


á Para compras no cartão de crédito, o preço deve igual ao cobrado à vista. Nesse caso, se houver insistência para cobrar preço maior ou estipular um mínimo de compras “no cartão”, pule fora e denuncie aos órgãos de defesa do consumidor. Certifique-se de que você terá condições de quitar as parcelas do cartão, pois “pagar o mínimo” sempre sairá mais caro, devido aos juros do crédito rotativo estabelecidos pelas administradoras.


á Se o pagamento for com cheques pré-datados, coloque o nome do favorecido, não endosse o cheque e escreva a data em que ele deverá ser depositado.


á Também é aconselhável registrar o número do cheque e a data que ficou combinada para depósito na nota fiscal. Desse modo, se o cheque for apresentado antes, o comerciante será responsável pelo não cumprimento da promessa e acordos feitos.