Uma antiga reivindicação dos comerciantes e moradores do Sítio Cercado finalmente está sendo atendida. O prefeito Rafael Greca autorizou uma nova iluminação com todo o cabeamento subterrâneo na Rua São José dos Pinhais, uma das principais vias de comércio do bairro.

A obra será feita em três fases, a primeira já começou e 1.200 metros da nova iluminação devem ser entregues até o fim de novembro. Serão implantados 49 postes decorativos, com cinco metros de altura útil, na Rua São José dos Pinhais, no trecho entre as ruas Luiz Gurgel do Amaral Valente até a Desembargador Carlos Pinheiro.

Toda a nova iluminação contará com modernas luminárias de LED, mais eficientes e econômicas. O investimento da Prefeitura na obra é de R$ 195 mil. 

De acordo com administrador da Regional Bairro Novo, Fernando Bonfim, a primeira fase da obra deve ser entregue um mês antes do Natal. Além disso temos mais dois trechos previstos para o próximo ano, o que significa mais iluminação e mais proteção aos comerciantes do Sítio Cercado, explicou Bonfim.

Na segunda fase das obras, a nova iluminação será estendida para toda a ala comercial da região, nas ruas Izaac Ferreira da Cruz, Eduardo Pinto da Rocha e no restante da São José dos Pinhais.

A nova iluminação é um pedido antigo de moradores e comerciantes da região e a obra foi autorizada na última audiência pública do Fala Curitiba, no Bairro Novo.

Expectativa para o Natal

Morador há mais de 20 anos na região, Gessé Oliveira, está animado com as obras. A rua era muito escura e perigosa e a nova iluminação vai ajudar muito a comunidade que infelizmente sofre com a violência. O fato de a fiação ser subterrânea também deixa a rua mais bonita, afirmou Oliveira.

O presidente da Associação de Comércio, Indústrias e Serviços da Região Sul (Comersul), Carlos Mori, também prevê melhoria nas vendas neste Natal para o comércio local. Esse pedido de melhoria da iluminação na Rua São José dos Pinhais já vinha sendo feito há muitos anos. Com a primeira fase das obras terminando em novembro também vai ajudar o comércio, que ficará aberto até mais tarde para as vendas do Natal, definiu Mori.

O comerciante Francisco Costa de Lima, 55 anos, veio de Maringá e montou há sete anos uma loja de artigos para casa e utilidades na Rua São José dos Pinhais. Perto do Natal o comércio vai ficar aberto até mais tarde, com a nova iluminação mais pessoas vão circular por aqui a noite, disse Lima.