O autor carioca Paulo Lins é próximo convidado do projeto Um Escritor na Biblioteca. O encontro acontece na Biblioteca Pública do Paraná nesta terça-feira (07) às 19h30. A entrada é gratuita. A mediação do bate-papo será do jornalista Yuri Al’Hanati. O encontro faz parte da série de eventos do Mês da Consciência Negra, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura.
A programação da BPP inclui também apresentação musical da cantora Janine Mathias na sexta-feira (10), às 17h30, e o lançamento do livro Minha vida com o poeta, da escritora Gessy Gesse, no dia 22, às 15h.

Lins estreou na literatura em 1986, com a coletânea de poemas Sobre o sol. Ficou conhecido nacionalmente após lançar, em 1997, o romance Cidade de Deus. O livro retrata o cotidiano da comunidade carioca homônima, que teve crescimento desordenado nos anos 1970 e conviveu com a violência oriunda do tráfico de drogas. O escritor morou na comunidade enquanto escrevia a obra que traz narrativa veloz e linguagem coloquial.

Em 2002, o livro foi levado para o cinema pelos diretores Fernando Meirelles e Kátia Lund, com roteiro de Bráulio Mantovani. Elogiado pela crítica, o filme foi sucesso de público e ganhou vários prêmios. Também recebeu quatro indicações para o Oscar em 2004.

Após o sucesso de Cidade de Deus Lins se tornou roteirista de alguns episódios do seriado Cidade dos Homens, veiculado pela TV Globo. Também recebeu o prêmio de melhor roteiro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) por seu trabalho em Quase dois irmãos, dirigido por Lúcia Murat. Em 2012, lançou seu segundo romance, Desde que o samba é samba.

PROJETO – Um Escritor na Biblioteca é um projeto criado pela Biblioteca Pública do Paraná na década de 1980 e retomado em 2011 com a participação de autores brasileiros de variadas gerações. Já participaram nomes como Affonso Romano de Sant’Anna, Elvira Vigna, Milton Hatoum, Luci Collin, Joca Terron e Ana Miranda. Os depoimentos são gravados e posteriormente publicados no jornal Cândido e editados em formato de livro pelo Núcleo de Edições da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

 

Serviço

Um Escritor na Biblioteca, com Paulo Lins
07 de novembro, às 19h30, no auditório da BPP
Rua Cândido Lopes, 133, Centro – Curitiba
Entrada franca
Informações: (41) 3221-4974