Muitas vezes a persistência de um vendedor pode fazer uma grande diferença. Conheci recentemente a história de um amigo vendedor de seguros.
Durante algum tempo esse corretor abordou alguns clientes que na sua maioria não tinham o menor interesse em sequer conhecer um dos seus produtos, e aqueles poucos que demonstravam interesse, geralmente pediam para serem procurados novamente dali algum tempo. Na verdade, muitas vezes esse pedido de “tempo” era só porque não queriam ou não tinham coragem de dizer não, fazendo assim com que estes intervalos de “tempo” se arrastassem por meses e até anos.
Então, quando seus possíveis clientes diziam que aquele não era o momento de tomar alguma decisão, ele simplesmente perguntava quando seria a época mais adequada para conversar e ai ligava para seus prospectos na data combinada.
Quando meu amigo retornava as ligações, a maioria nem se lembrava mais ou não atendiam, mesmo assim ele não deixava de retornar, pois todos os seus contatos futuros eram devidamente anotados em sua agenda. Desta forma não tinha erro, no dia combinado ele ligava para o cliente.
Um desses clientes era um pequeno empresário que acabou durante aqueles pedidos de “tempo”, crescendo financeiramente e adquirindo uma grande empresa com centenas de funcionários. Após tentativas frustradas, o dedicado corretor ligou para empresário, e passados vários anos e pedidos de tempo, finalmente conseguiu marcar a tão sonhada visita, que na realidade apenas representava a esperança de negócio.

Acontece que para o empresário em questão, aquele corretor já tinha passado, sem perceber, algumas qualidades que são muito importantes no mundo dos negócios, como a vontade de conquistar o cliente, senso de responsabilidade, autoconfiança, preocupação e organização. Independente de qualquer condição, terminada a reunião, o empresário decidiu que aquele seria o corretor da sua nova empresa.
É incrível, que muitos profissionais de vendas encaram a atitude daquele corretor como loucura ou perda de tempo, quando esquecem de retornar ligações ou e-mails ou quando simplesmente partem em busca de outro cliente mais “fácil”.
Neste mercado competitivo, o profissional que almeja o sucesso, dentre tantas outras qualidades, deve ser persistente, ou seja, ter perseverança e constância nas suas negociações, manter contato com seus potenciais clientes, diferentemente de ser insistente, ou seja, chato e teimoso. Com certeza esse pode ser o diferencial que muitos clientes estão procurando!!!

Um grande abraço, boa semana e Deus te abençoe.
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Desmar Milléo Junior, Autor do Livro: “Apenas Boas Intenções Não Bastam”, Palestrante nas áreas motivacional, comportamental e vendas.Treinamentos com Jogos de Negócios & Simuladores. SITE: www.milleo.com.br & www.treinamentodegestao.com.br