A Copel inicia, amanhã, a retirada das torres de energia da Avenida Comendador Franco, que liga Curitiba a São José dos Pinhais. A Copel vai implantar uma linha subterrânea na avenida, com investimento de R$ 157 milhões. O anúncio foi feito pela companhia por meio de nota à imprensa, e também foi motivo de pronunciamento do vereador Hélio Wirbiski, na tribuna da Câmara Municipal na segunda-feira.

Com a retirada das torres, o canteiro central da avenida poderá ter outros usos para a cidade. Além de proporcionar um visual mais limpo, a nova rede vai contribuir muito para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia de toda a Região Metropolitana de Curitiba, diz o material de divulgação da Copel.
A construção de uma nova linha em 230 kV torna o sistema menos vulnerável a desligamentos acidentais e mais adequado ao crescimento da cidade. O traçado mais seguro e mais viável para este linha em tensão mais alta é o subterrâneo, prossegue.
A Copel vai substituir a atual linha de energia de 69kV por uma nova linha subterrânea, de 230 kV. São estimados 18 meses de trabalho para a conclusão. A nova linha subterrânea será construída ligando a nova Subestação Curitiba Centro, no Jardim Botânico, à Subestação Uberaba, numa extensão de 8 quilômetros.
A linha aérea hoje existente será desativada, com a retirada de 25 torres e 20 superpostes, que estão ao longo do canteiro central da avenida, nos bairros Jardim Botânico, Jardim das Américas, Guabirotuba e Uberaba.