Evento reúne mais de 100 rótulos de cervejas artesanais no Mercado Municipal

08/11/17 às 15:51 - Atualizado às 16:02 Redação Bem Paraná com assessoria
(foto: Divulgação)

Apreciadores de chopes e cervejas artesanais terão a oportunidade de conhecer mais de 100 rótulos nacionais e importados, na primeira edição do Curitiba EXPOBEER 2017, que vai reunir 30 expositores, durante dois dias, no Mercado Municipal de Curitiba.

A proposta da Curitiba EXPOBEER traz o conceito testado e aprovado pelo público: o Show Beer, no qual profissionais, críticos especializados, entusiastas e mesmo apreciadores que tenham curiosidade de conhecer mais sobre o assunto poderão degustar as cervejas, levar para casa a bebida em seus growlers,  ou apenas trocar ideias com os produtores das marcas participantes. Para ressaltar sabores, será possível ainda, provar iguarias da culinária curitibana que serão oferecidas aos participantes como experiência gastronômica harmonizada.

O Paraná se destaca na produção de cerveja artesanal como o quinto maior produtor da bebida com 66 cervejarias, de um total de 613 que estão instaladas no Brasil. Para se ter ideia, de janeiro a julho de 2017 foram concedidos 91 novos registros no país, o que representa a abertura de uma nova cervejaria artesanal, por semana, segundo o Ministério da Agricultura (MAPA). Em 2016, o seleto setor que produz cerveja artesanal cresceu 39,6%.

A alavanca para o segmento tem sido a união de produtores para manter a qualidade da bebida e inovar, até porque ingredientes indispensáveis como malte, lúpulos e leveduras são itens importados e que garantem o diferencial dos rótulos artesanais. Além disso, os eventos que impulsionam o segmento também se multiplicam. A Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal (ASCESME) e o Mercado Municipal, com apoio da Prefeitura de Curitiba estão promovendo o Curitiba EXPOBEER 2017, como forma de incentivar  o franco crescimento do setor e enriquecer o calendário cervejeiro da cidade que se tornou, em agosto, a Capital da Cerveja Artesanal.  

O Mercado Municipal, que é referência gastronômica e cultural para moradores e visitantes de Curitiba, recebe um fluxo estimado em 60 mil pessoas por semana e investe no evento também para satisfazer o público apreciador das cervejas artesanais. “Notamos uma procura crescente pela cerveja artesanal e queremos mostrar a este público que o Mercado Municipal tem esta vocação de reunir os melhores produtos e a maior variedade possível da bebida”, afirma César Júnior, um dos organizadores da EXPOBEER. “O Mercado Municipal é referência de qualidade, o que é uma associação importante para os produtores de cervejas artesanais”, avalia Richard Buschmann presidente da Associação das Microcervejarias do Paraná (PROCERVA), apoiadora do evento.

O evento terá o público limitado em 1000 participantes para cada dia, de modo que os interessados poderão garantir com antecedência seus ingressos no sitewww.curitibaexpobeer.com.br, até o dia 27 de novembro. Nos dias do evento, ingressos somente serão vendidos se a cota diária não for ultrapassada. A entrada custa R$60,00 para cada dia, e dará ao participante cinco vouchers para trocar pordegustações cervejas artesanais de sua escolha, e um copo personalizado do Curitiba EXPOBEER 2017. Após a utilização dos vouchers os participantes também poderão comprar opções que estarão à venda no local. O evento acontece nos dias 01 e 02 dezembro. Na sexta-feira (01/12) das 16h às 21h e no dia (02/12) das 10h às 21h.

 

BOX 01: PERFIL DOS CONSUMIDORES DE CERVEJAS ARTESANAIS

Um levantamento feito a partir do comportamento dos consumidores habituais de cervejas artesanais do Brasil concluiu que as pessoas que mais consomem cervejas artesanais buscam qualidade e valor agregado. Produtos diferenciados, exclusivos e de alta qualidade que não são referenciados pelo preço, mas pela experiência. A maioria dos consumidores, 88%, são homens que têm entre 25 e 34 anos de idade, 12% são mulheres. O público consumidor de cervejas artesanais, 69%, gasta em média entre 11 e 20 reais com cervejas tradicionais e 47% gastam de 100 a 150 reais com cervejas especiais. (Fonte: Sebrae 2015).

 

BOX 02:  CURITIBA CAPITAL DA CERVEJA ARTESANAL

O Mercado Municipal de Curitiba possui lojas especializados em cervejas artesanais e está na rota dos consumidores que buscam novidades e opções de harmonização  com a bebida. Para contribuir com o segmento, os comerciantes do Mercado Municipal de Curitiba reforçam, ao promover a exposição, o título concedido à Curitiba de Capital da Cerveja Artesanal. A legislação aprovada em agosto deste ano, é um estímulo para a criação e inclusão de eventos como o Curitiba EXPOBEER no calendário da cidade. A lei proposta por vereadores do PDT (Goura, Marcos Vieira, Tito Zeglin, Toninho da Farmácia e Zezinho do Sabará) foi aprovada e sancionada pelo prefeito Rafael Greca no mesmo mês.

BOX 03: CURITIBA EXPOBEER 2017 - PÚBLICO LIMITADO

Os ingressos  para o Curitiba EXPOBEER podem ser adquiridos com antecedência no site www.curitibaexpobeer.com.br.  O ingresso dá ao participante 05 vouchers para degustar chopes ou cervejas artesanais de sua escolha, além de um copo exclusivo do evento. Uma grande variedade de chopes e cervejas também estarão à venda para os participantes no local. Corra. Os ingressos são limitados ao público máximo de 1000 pessoas por dia. O evento acontece nos dias: 01 e 02 de dezembro. Na sexta-feira (01/12) das 16h às 21h e no sábado (02/12) das 10h às 21h.

 

SERVIÇO:
Curitiba Expobeer 2017
Data: 01/12 e 02/12 (sexta e sábado)
Horário: 16h às 21h (sexta) e 10h às 21h (sábado)
Local: Mercado Municipal de Curitiba - Lounge do setor de orgânicos (1º andar)
Endereço: Rua da Paz, 608 - Centro - Curitiba/PR
Informações: (41) 3363-3764
www.curitibaexpobeer.com.br
Se for beber, não dirija. Será expressamente proibida a entrada para menores de 18 anos.

0 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

Blogs
Ver na versão Desktop