Nesta quinta-feira, às 14h, durante o HEMO 2017 (Curitiba, PR), acontece o Painel de Especialistas sobre a Evolução do Tratamento da LLC – a Leucemia Mais Comum em Adultos, que coloca lado a lado especialistas internacionais e nacionais.  Na programação, debate sobre as recentes mudanças no diagnóstico, prognóstico e tratamento da LLC.

LLC: A LLC, como o nome sugere, é um câncer crônico. É tipicamente um câncer de progressão lenta na medula óssea e no sangue, em que as células brancas do sangue, chamadas de linfócitos, se tornam cancerosas e se multiplicam de forma anormal. A proteína BCL-2  bloqueia a apoptose (morte programada da célula), incluindo de algumas das células do sangue que podem  estar expressas de forma excessiva nas células da LLC. Anemia, cansaço, hemorragias e hematomas, sistema imunológico enfraquecido são alguns dos sintomas mais comuns.

Determinadas mutações genéticas podem levar o paciente a ter um avanço repentino da doença e a um prognóstico ruim.

Quem:

  • Professor Emili Monserrat, Professor Emérito de Medicina do Instituto de Hematologia e Oncologia da Universidade de Barcelona
  • Professor Peter Hillmer,  do Instituto de Câncer e Patologia, da St. James University, Leeds, Reino Unido
  • Dr. Carlos Chiattone, Professor Titular da Disciplina de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo
  • Dr. Phillip Scheimberg, (moderador)

O painel é apresentado pela biofarmacêutica AbbVie. A AbbVie está inovando em alguns dos tipos de câncer mais disseminados e difíceis de tratar, pela pesquisa de novas tecnologias e estratégias de tratamentos e explorando novos caminhos e alvos.  No momento, a AbbVie avalia 16 novos compostos moleculares em estudos clínicos de fases I, II e III;  conta com mais de 200 estudos clínicos ativos em várias configurações ao redor do mundo; pesquisa mais de 20 tipos diferentes de câncer e tumores.