A cultura cervejeira de Curitiba será celebrada neste sábado (11/11) na Rua da Cidadania do Carmo, na Regional Boqueirão. O Festival Curitibano de Cerveja Artesanal vai reunir 19 cervejarias artesanais de Curitiba e região em um evento com música, comida e palestras para o público interessado. O festival será das 11 horas às 19 horas.

O administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias, considera a festa uma celebração do potencial turístico que a região ganhou graças à produção de cerveja artesanal. Nós da Regional Boqueirão, temos orgulho de sediar um grande polo cervejeiro, com oito cervejarias, sendo duas delas as maiores da cidade, comentou.

A Regional Boqueirão é organizadora do evento em parceria com o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva) e Acerva Paranaense.

Além degustar os diversos rótulos apresentados pelas cervejarias e curtir a apresentação de bandas locais, os convidados poderão acompanhar uma exposição de brasagem, o processo final da produção da cerveja caseira.

Capital – O Instituto Municipal de Turismo lançou neste ano o programa CuritiBéra, que tem o objetivo de impulsionar a vocação curitibana como centro produtor de cervejas artesanais. A iniciativa celebra Curitiba como a capital nacional da cerveja artesanal e maior produtora do Brasil, com cerca de 400 mil litros mensais, segundo informações da Procerva.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, explica que o CuritiBéra veio para unir os microcervejeiros e posicionar Curitiba como destino turístico para os amantes de cerveja. A ideia é fortalecer a economia da cidade com a criação de novos produtos turísticos, entre eles um roteiro da cerveja, afirmou. Queremos estimular o fluxo turístico, o aumento do tempo de permanência do visitante e ampliar seu gasto médio diário”, definiu.

O programa CuritiBéra prevê diversas ações de fomento ao setor, como capacitações e apoio a eventos. Também foi criado um Mapa Cervejeiro de Curitiba e Região Metropolitana. O mapa elenca 33 empresas que estão aptas a receber visitantes e indica os pacotes turísticos existentes, mesclados com visitas às cervejarias. O material também sugere endereços de bares e restaurantes que servem bebidas locais.

Festival Curitibano de Cerveja Artesanal

Palestras
14h30 – 15h10: Gabriel Nascimento (presidente da Acerva Paranaense) – Aprimorando a produção caseira (dúvidas sobre equipamentos e produção).

15h30 – 16h10: Daiane Santos (Mulheres Cervejeiras) – Como expandir seu homebrew por meio do marketing digital.

16h30 – 17h10: Jacir Cavalheiro (proprietário da Bier Hoff) – Mercado da Cerveja Artesanal: passado, presente e futuro.

Cervejarias participantes

Bodebrown
BierHoff
Bier Herr
Swamp
Insana
Ovelha
Ol Beer
Caravana
Maniacs
Way Beer
Numb/ Gobe
Vosgerau
Morada
Klein
F#%*ing Beer
Tormenta
Pagan
Gauden
DUM