A Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, estará neste sábado (11) em Curitiba, juntamente com um grupo de 40 alunos do curso de instalador, dois antenistas profissionais e dois professores do Senai realizando instalações gratuitas de conversores e antenas digitais.

A ação, que faz parte do aprendizado prático do curso oferecido pela Seja Digital em parceria com o Senai-PR, será uma oportunidade para aqueles que já possuem os equipamentos, mas ainda não fizeram a instalação. Os alunos vão percorrer a região fazendo a instalação gratuita dos equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.

O desligamento do sinal analógico de TV acontecerá no dia 31 de janeiro em Curitiba e mais 26 municípios da região e, após essa data, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo aos programas, todas as residências precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.

Mais de 365 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto, estão disponíveis para a região de Curitiba. Para saber se têm direito e agendar a retirada dos equipamentos, os moradores da região devem acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Serviço

Aperfeiçoamento profissional – instalação e configuração de equipamentos de TV aberta digital

Data: 11 de novembro, sábado

Horário: 10h às 16h

Local: Rua Leonardo Novic, s/n (em frente ao Liceu Cajuru)

Atendimento à imprensa: