O Museu Paranaense recebe no dia 17 de novembro, às 17h, a exposição que apresenta o colorido e leve acervo do carnavalesco, sambista e compositor Mestre Maé da Cuíca, criador da primeira escola de samba de Curitiba. Intitulada Mestre Maé da Cuíca: Carnaval, Samba e Futebol, a mostra permanece até 4 de março de 2018. O grupo Os Batuqueiros do Maé, liderado por Rubens Rosni Cordeiro, o Binho, filho de Maé, animam a abertura com uma roda de samba. A entrada é gratuita.

A antropóloga e pesquisadora do carnaval de Curitiba, Selma Baptista, comenta que samba e futebol sempre fizeram parte da vida de Maé da Cuíca. Um dia, ele e seus amigos de batuque e futebol resolveram cruzar a linha do trem e ir em direção à avenida para desfilar sob os holofotes carnavalescos e, assim, acabaram mudando para sempre a história do nosso carnaval.

Ismael Cordeiro da Silva nasceu em 1927 na cidade de Ponta Grossa. Como seu avô e seu pai eram ferroviários, nos anos 1930 a família veio para Curitiba e foi morar na Vila Tassi, a vila dos ferroviários, atual Jardim Botânico. No local, sambistas se reuniam embaixo das árvores e aos poucos Ismael começou a participar das rodas de samba, primeiro tocando caxeta e logo aprendeu a tocar a cuíca, instrumento que lhe rendeu o apelido de Maé da Cuíca.

Quando serviu ao Exército, começou a jogar futebol. Foi funcionário da Rede Ferroviária Federal e profissionalizou-se jogando como meia de campo e lateral pelo time da estatal, o Ferroviário.

Foi casado com Maria Luz Cordeiro, com quem teve três filhos: Roberto Robson Cordeiro, Rosemary Cordeiro de Miranda e Rubens Rosni Cordeiro – filho que seguiu seus passos. Nos últimos anos de vida sua companheira foi Dona Terezinha.

Maé faleceu no ano de 2012 aos 85 anos em Curitiba, deixando um legado histórico e especial para o carnaval curitibano.

 

Serviço

Abertura da exposição Mestre Maé da Cuíca: Carnaval, Samba e Futebol

Dia 17 de novembro de 2017 às 17h

Período expositivo: até 4 de março de 2018

Entrada gratuita

Museu Paranaense

Rua Kellers, 289, São Francisco. Curitiba/PR

Terça a sexta-feira das 9h às 18h

Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h. 

http://www.museuparanaense.pr.gov.br

(41) 3304-3300