A nutricionista Renata Caroline Chavoni Zago, 30 anos, nunca tinha se preocupado se as frutas e verduras preparadas em casa tinham ou não agrotóxicos. Tudo mudou, há dois anos, quando ela decidiu engravidar. A partir daí, comecei a comer apenas frutas e verduras orgânicas e o nascimento do Leonardo, há 8 meses, só fez com que eu redobrasse os cuidados com a alimentação, pois quero melhor qualidade de vida, mais saúde, para todos lá em casa. Em casa agora só entra frutas e hortaliças livres de agrotóxicos, afirma a nutricionista.

Todas as terças-feiras, Renata pode ser vista percorrendo as bancas da Feira Orgânica Noturna do Cristo Rei, um dos dois pontos da Prefeitura que ocorrem feiras à noite e que vendem hortifrutigranjeiros, ovos, carnes e até cosméticos livres de agrotóxicos, hormônios ou outros insumos geneticamente modificados. Administradas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), as feiras orgânicas comercializam apenas produtos certificados e, entre os 14 locais disponíveis em Curitiba, apenas as feiras do Cristo Rei e do Ahú funcionam sempre das 17h às 21h. As demais ocorrem, pela manhã, das 7h às 12h.

Produtores
Outro diferencial destas feiras é que os comerciantes de hortifrutigranjeiros orgânicos também são agricultores da Região Metropolitana de Curitiba. Em sua chácara em São José dos Pinhais, Everson Belletti da Silva, cultiva cenouras, alfaces, brócolis, espinafres, cebolas, nabos, batata e morango, que são vendidos nas feiras orgânicas noturna do Cristo Rei e diurna do Cabral. A maioria dos produtores da região planta hortigranjeiros. Já boa parte das frutas, como maçã, laranja, maracujá, limão e mamão não é produzida aqui, vem de locais mais distantes e até de outros estados, conta Everson.

Nas feiras orgânicas da Prefeitura, a oferta de produtos livres de agrotóxicos e aditivos químicos não se restringe a hortifrutigranjeiros. Em uma charmosa van, montada como uma verdadeira vitrine, Maria Emília Laffitte comercializa na Feira Orgânica Noturna do Cristo Rei as linhas de cosméticos orgânicos certificados da marca curitibana Cativa Natureza. Os carros-chefes da Cativa são o gel dental, o xampu sólido e, agora, a linha de maquiagem, mas tenho outros produtos, como hidratantes, desodorantes, cremes e argilas, revela ela, que também trabalha nas feiras orgânicas diurnas do Jardim Botânico e do Passeio Público, aos sábados.

Livres de hormônios e antibióticos, as carnes da Barraca do Pandolfo também são muito disputadas pelos fregueses das feiras orgânicas noturnas do Cristo Rei e do Ahú, bem como na diurna do Passeio Público. Oferecemos produtos desossados, prontos para consumo, como frango, contrafilé, costela, alcatra, filé mignon, patinho e alcatra, enumera Fernando Pandolfo, proprietário do trailler de carnes orgânicas.