O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu na tarde de ontem, representantes da Prefeitura de Araucária. Em pauta esteve a apresentação de uma iniciativa para impedir a ocupação irregular das áreas próximas ao Rio Iguaçu.
A ideia foi trazida pelo secretário do governo de Araucária, Genildo Pereira Carvalho, pelo procurador-geral da cidade, Simon Gustavo, pelo secretário do Meio Ambiente, Vitor Cantador, e pelo diretor-geral da secretaria, Bruno Tonel.
A ideia é linda, mas é preciso pensar na criação de um novo bairro, uma área interessante para as cidades, destacou Greca. Parques precisam de vizinhos que ajudem na preservação, completou, referindo-se ao Parque Iguaçu. O prefeito determinou que os planos sejam encaminhados entre as secretarias do Meio Ambiente dos municípios e o Ippuc.
Estiveram presentes na reunião a primeira-dama Margarita Sansone, a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, e Samuel Almeida, da Prefeitura de Araucária.
Descentralizado
Desde junho deste ano a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araucária passou a emitir alguns licenciamentos ambientais que antes eram realizados pelo Estado, por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A mudança tem agilizado os procedimentos, diminuído a burocracia e realizado as emissões em menos tempo.
O consultor ambiental Roberto Cláudio Machado de Souza avalia que o programa que Araucária adotou é fácil de mexer, ágil e o retorno dos funcionários muito bom. Posso comparar o sistema do IAP a um fusca e o de Araucária a uma Ferrari, a parte operacional está ótima, caiu pela metade o tempo para solicitar uma licença prévia, disse.