O GPTW, Great Place To Work, consultoria responsável pelo Ranking das Melhores Empresas Para Trabalhar divulgou, nesta terça-feira (14/11), a lista das Melhores Empresas Para Trabalhar no Paraná 2017, no Bourbon Convention Hotel. Na categoria grandes, a Gazin conquistou o bicampeonato. A Pormade Portas chegou ao topo do ranking entre as médias. Já na categoria pequenas, a TecnoSpeed foi bicampeã. Nesta 8ª edição, o ranking Paraná contou com 131 empresas inscritas, representando 115.976 funcionários. Cinquenta empresas foram premiadas, sendo 10 grandes, 35 médias e cinco pequenas.

 Para participar da 8ª edição da premiação no Paraná, as empresas tinham de contar com no mínimo 30 colaboradores. O evento contou com a parceria do Grupo HEL – responsável pela organização.

 É muita emoção conquistar esse prêmio tão importante. Pessoas felizes buscam produtividade e a era da industrialização se foi. Nosso perfil é trabalhar com amor e ousadia. O líder que manda ficou no passado, a paixão pelo trabalho é fundamental, relata Claudio Zini – presidente da Pormade Portas (primeira colocada na categoria médias).

A pesquisa mede o nível de confiança dos funcionários em cinco dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Ao longo do estudo, são avaliados também os comentários dos empregados sobre o ambiente de trabalho e as práticas culturais adotadas nas organizações, como inspiração dos funcionários, celebração das conquistas e compartilhamento dos resultados com a equipe.

As companhias paranaenses premiadas se destacam pelo forte investimento no desenvolvimento dos seus profissionais. Como resultado, percebemos um time mais escolarizado que a média nacional: 10%, por exemplo, tem pós-graduação completa. O desenvolvimento do time contribui não só na qualificação, mas no engajamento das equipes. A rotatividade voluntária dos colaboradores dessas corporações é muita baixa. Investir na formação do time traz retorno imediato para o funcionário, para o clima e, principalmente, para os negócios. Estas empresas são exemplo disso”, salienta Ruy Shiozawa – CEO do GPTW Brasil.

 Outro ponto que chamou atenção foi à atenção dada com o clima organizacional. Percebemos um grande avanço em relação ao tema pessoas. Existe um amadurecimento na compreensão de que essa questão é primordial para o sucesso do negócio. Apesar de 2017 ter sido um ano difícil para o brasileiro ficou evidente a preocupação das empresas paranaenses em investir no ambiente de trabalho inovando, aprimorando suas práticas e cuidando melhor das pessoas, destaca Claudia Malschitzky, Diretora Executiva do GPTW Regional Paraná.

 

Raio-X

 

As empresas premiadas têm, em média, 34 anos de existência, seis empregam funcionários fora do Brasil e possuem unidades em três estados, em média. Os CEOs possuem, idade média, de 50 anos e estão há 14 no cargo. Oitenta e quatro por cento das empresas oferece bolsas de estudos para pelo menos 50% dos funcionários para cursos de graduação ou pós-graduação. E oitenta por cento disponibiliza programas de coaching. A oportunidade de crescimento, alinhamento de valores e qualidade de vida são os principais fatores de permanência.

 As corporações premiadas enfrentam melhor os desafios de anos difíceis como os últimos que passamos e potencializam mais as oportunidades em momentos de crescimento da economia conforme está previsto para o Brasil nos próximos anos. O segredo do sucesso é colocar as pessoas sempre no centro de tudo, explica Hilgo Gonçalves, Embaixador do GPTW Paraná.

 

Outro ponto que vale salientar é a comunicação entre líderes e colaboradores. Quanto maior o número de feedbacks dados aos funcionários, maior é o índice de confiança. Quarenta e quatro por cento dos colaboradores das companhias premiadas receberam mais de três feedbacks ao ano.

 

Respeito e diversidade

 As afirmativas em que os funcionários das premiadas mais concordaram são as seguintes:

96% – As pessoas são bem tratadas independentemente de sua raça, etnia, orientação sexual, sexo ou idade
94% – Tenho orgulho de contar a outras pessoas que trabalho aqui
94% – Quando se entra nesta empresa, fazem você se sentir bem-vindo
93% – Este é um lugar fisicamente seguro para trabalhar
92% – Quando vejo o que fazemos por aqui, sinto orgulho

Ranking das premiadas

Grandes

GAZIN
APETIT SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO
Volvo do Brasil
Electrolux
Lojas MM Mercadomóveis
Aker Solutions
Castrolanda Cooperativa Agroindustrial
Grupo A.Yoshii Engenharia
Copel Distribuição
Grupo Risotolândia
Médias

Pormade Portas
Sicoob Metropolitano
Agência Mirum
Perkins Motores
MOINHO GLOBO ALIMENTOS
DB1 GLOBAL SOFTWARE
GolSat Tecnologia
EMBRACON PR
Sicoob Norte do Paraná
Neovia Engenharia
Compensados Drabecki
SG SISTEMAS
RIVESA
VIASOFT SOFTWARES EMPRESARIAIS
Elotech Gestão Pública
CINQ TECHNOLOGIES
DATACOPER SOFTWARE
AQUARIO
Grupo Foxlux
Ferrari, Zagatto
GHELERE TRANSPORTES
CONSTRUTORA SARAIVA DE REZENDE
Furukawa Electric Latam
Banco RCI Brasil
Unimed Paraná
Advise Brasil
Multilog Sul
Clinipam
UNIPRIME
Fundação Copel
Peróxidos do Brasil
Pequeno Cotolengo do Paraná – Dom Orione
GRANOLAB | GRANOTEC DO BRASIL S.A
Empresa Concessionária de Rodovias do Norte S/A Econorte
Grupo Marajo
Pequenas

TecnoSpeed S/A
Agência i-Cherry
SetaDigital
ACIL – ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE LONDRINA
Unimake Software