SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A vitória sobre o Corinthians aumentou a possibilidade de o Flamengo conquistar uma vaga na Copa Libertadores via Campeonato Brasileiro, indicam os cálculos feitos pelo site Chance de Gol.
O São Paulo, por sua vez, tem o sonho de uma vaga muito distante depois de empatar por 0 a 0 com o Botafogo, que segue na disputa com Atlético-MG, Vasco, Bahia, Atlético-PR e Chapecoense pela vaga que deve ser aberta ao sétimo colocado se o Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, permanecer no G-6.
As contas ganham complexidade com as variáveis existentes no número de vagas que serão reservadas à Libertadores via Brasileiro. Com um lugar conquistado pelo título da Copa do Brasil, o Cruzeiro está próximo de se garantir entre os seis primeiros, o que confirmaria um G-7.
Já o Grêmio, que disputará a final da Copa Libertadores, e o Flamengo, na semifinal da Copa Sul-Americana, podem abrir até um G-9 em caso de títulos continentais.
Neste cenário, o time rubro-negro, embora tenha 75% de chances de terminar entre os seis primeiros, vê sua probabilidade absoluta de classificação subir para 97,4% se forem levadas em consideração as variáveis acima mencionadas.
Neste cenário, o Botafogo também nutre uma boa possibilidade de jogar a sua segunda Libertadores consecutiva, com 76,8% de chances absolutas. O Atlético-MG tem 36,1%, o Bahia 35,8%, o Vasco 31,4%, a Chapecoense 14,8% e o Atlético-PR 12,3%.
Já São Paulo, com 2,5% de possibilidade absoluta, e o Fluminense, que entra em campo nesta segunda-feira (20) para enfrentar a Ponte Preta e tem 0,5%, estão com chances reduzidas.
Os são-paulinos têm chances matemáticas de classificação em caso de G-7, mas teria que vencer todos os pontos, torcer para o Botafogo perder as duas partidas restantes e ainda tirar uma diferença de sete gols de saldo. Tudo isso além de torcer para que os outros times na briga não ultrapassem os 52 pontos.
Desta maneira, o São Paulo terá que torcer por títulos de Flamengo e Grêmio nas competições sul-americanas, mas mesmo nesta situação teria que vencer suas duas últimas partidas e depender de uma combinação de resultados.
Da luta contra o rebaixamento, no entanto, o São Paulo está livre. O empate garantiu matematicamente o time na Série A do Brasileiro. Com mais dois jogos a serem realizados nesta segunda-feira (20) e o Atlético-GO já rebaixado, o risco ainda é alto para Avaí, Sport, Ponte Preta e Vitória.

PROBABILIDADES SEGUNDO O CHANCE DE GOL:
VAGA NA LIBERTADORES (PROBABILIDADE ABSOLUTA)
Corinthians: 100 %
Grêmio: 100 %
Palmeiras: 100 %
Santos: 100 %
Cruzeiro: 100 % (Classificado via Copa do Brasil)
Flamengo: 97,4 %
Botafogo: 76,8 %
Atlético-MG: 36,1 %
Vasco: 31,4%
Bahia: 35,8%
Atlético-PR: 12,3 %
Chapecoense: 14,8 %
São Paulo: 2,5 %
Fluminense: quase 0,5 %

VAGA NA LIBERTADORES (VIA G6)
Corinthians: 100 %
Grêmio: 100%
Palmeiras: 100%
Santos: 100%
Flamengo: 75 %
Botafogo: 17,6 %
Atlético-MG: 2,6%
Vasco: 1,8%
Bahia: 2,8%
Atlético-PR: 1 %
Chapecoense: 1,3%

RISCO DE REBAIXAMENTO
Coritiba: 4%
Fluminense: 2,5%
Vitória: 47,5%
Ponte Preta: 59,2%
Sport: 88,1%
Avaí: 98,7%
Atlético-GO: 100%