Amanhã (24) é a Black Fiday, excelente oportunidade para fazer compras planejadas com boa economia. Veja 5 orientações para aproveitar:

1- Tenha um planejamento

Para não se endividar e comprometer o orçamento dos próximos meses, faça um planejamento na ponta do lápis. Descreva o que pretende comprar, qual o valor e a melhor forma de pagamento.

2- Pesquise em diferentes lojas

Não se limite a apenas uma loja, pesquise em pelo menos três. É importante fazer isso em qualquer compra, mas na Black Friday é imprescindível, pois as empresas tendem a praticar descontos agressivos.

3- Veja se o desconto é real

No dia anterior, ainda dá tempo de pesquisar os preços dos itens que pretende comprar. Anote, tire fotos ou prints da tela. Assim, na hora da compra saberá se o desconto anunciado é real.

4- Prefira lojas de confiança

Prefira comprar nas lojas que você conhece e confia na qualidade dos produtos e serviços. Se for pagar online, tenha cuidado para não cair em fraudes: opte pelos sites confiáveis.

5- Confira antes de pagar

Quando for pagar a compra, confira se estão sendo cobrados os valores anunciados. Por ser uma ocasião esporádica, pode ser que os preços promocionais não estejam atualizados nos sistemas das lojas.