O Coritiba ganhou um gol de presente, mas mesmo assim não conseguiu vencer o São Paulo na tarde deste domingo (26). Em pleno Couto Pereira, o time paranaense perdeu de virada, por 2 a 1, e se complicou na luta contra o rebaixamento. A partida era válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

MATEMÁTICA

Com o resultado, o Coritiba viu aumentar o risco de rebaixamento no Brasileirão. O time caiu uma posição (para 16º), ficou com 43 pontos e ainda pode ser alcançado por três equipes que ainda correm perigo: Vitória (43 pontos), Sport (42 pontos) e Avaí (42). Falta apenas uma rodada na competição e há dois lugares em aberto na zona de degola – o Atlético-GO está rebaixado há algumas rodadas e a Ponte Preta caiu neste domingo.

Clique aqui para ver a classificação do Brasileirão.

Na última rodada, em 3 de dezembro, o Coritiba pega a Chapecoense em Chapecó. O Sport recebe o Corinthians em Recife. O Vitória joga em casa com o Flamengo. E o Avaí enfrenta o Santos na Vila Belmiro.

Para escapar definitivamente sem depender de mais ninguém, o Coritiba precisa vencer. Se empatar, corre risco de ser ultrapassado por Sport e Avaí. Por outro lado, se esses dois times perderem, o Coritiba se salva até com uma derrota em Chapecó.

Veja atuações dos jogadores do Coritiba.

POLÊMICA

O gol do Coritiba foi fruto de uma polêmica. Após cruzamento de Carleto, Tiago Real subiu com Edimar e tocou a bola com a mão. O árbitro Anderson Daronco, após consultar o auxiliar de linha de fundo, Elano Todeschini, deu pênalti para os coxas-brancas. Ele deu empurrão, né? Eu concordo. Eu estava na bola, disse o meia Tiago Real. Não foi nada, foi uma burrada do árbitro, falou o zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo. No lance, o toque de mão de Tiago Real é evidente, mas o empurrão não. E o árbitro de linha de fundo sinalizou ter marcado toque de mão de Edimar.

ESCALAÇÃO

O Coritiba não podia contar com o lateral-direito Leo e o atacante Kleber, que cumpriam suspensão por acumular três cartões amarelos cada um. Em compensação, o técnico Marcelo Oliveira tinha os retornos do zagueiro Cleber Reis, do lateral Carleto e do atacante Rildo, que estavam suspensos. O time está voltando à formação mais entrosada. É uma oportunidade única, de jogar em casa, frente ao torcedor, e sairmos de uma situação de dificuldade, disse o técnico Marcelo Oliveira.

PRIMEIRO TEMPO

Mas o Coritiba não foi bem. O time demorou 19 minutos para finalizar pela primeira vez e abusou das bolas longas e cruzamentos. Um desses cruzamentos deu certo, mas não da maneira que deveria ser: Tiago Real subiu com Edimar e tocou a bola com a mão. Mas o árbitro Anderson Daronco, deu pênalti. O goleiro Wilson cobrou e fez 1 a 0, aos 43 minutos. Ele deu empurrão, né? Eu concordo. Eu estava na bola, disse o meia Tiago Real.

SEGUNDO TEMPO

Para a etapa final, o Coritiba já não tinha Alan Santos, que sentiu uma lesão e deu lugar a Edinho no fim do primeiro tempo. Com ou sem mudança, o time continuou criando pouco, mesmo com as constantes trocas de posição de Tiago Real e Yan Sasse no meio-de-campo. Aos 16 minutos, Oliveira trocou Yan Sasse por Galdezani.

E o time, que já não atacava, passou a não defender. Num intervalo de quatro minutos, o tine levou dois gols de cabeça, em bolas paradas. O primeiro, de Edson Militão, aos 22 minutos, saiu de um escanteio. No segundo, aos 26 minutos, Galdezani e Rodrigo Caio disputaram uma bola alta após falta cobrada por Shaylon. A bola foi ao gol e encobriu Wilson.

Em sua última cartada, Oliveira trocou o volante Edinho pelo atacante Iago. Mas não adiantou nada. Para piorar, Henrique Almeida perdeu um gol aos 47 minutos. E o time acabou derrotado.

ESTATÍSTICAS

O Coritiba teve 11 finalizações (7 certas), 38% de posse de bola e 79% de eficiência nos passes. Já o São Paulo obteve 9 finalizações (5 certas), 62% de posse de bola e 87% de eficiência nos passes. Os dados são do site Whoscored.

 

CORITIBA 1 x 2 SÃO PAULO

Coritiba: Wilson; Dodô, Cléber Reis, Werley e Carleto; Jonas, Alan Santos (Edinho, depois Iago), Tiago Real, Yan Sasse (Galdezani) e Rildo; Henrique Almeida. Técnico: Marcelo Oliveira

São Paulo: Sidão; Éder Militão, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei, Araruna (Tomás) e Shaylon; Marcos Guilherme, Brenner e Cueva (Júnior Tavares). Técnico: Dorival Júnior

Gols: Wilson (43-1º), Eder Militão (22-2º), Galdezani (contra, 26-2º)

Cartões amarelos: Cleber Reis, Yan Sasse, Marcos Guilherme, Werley

Árbitro: Anderson Daronco (RS)

Local: Couto Pereira, domingo

 

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

5 – Wilson repõe a bola no pé de Alan Santos, que a perde para Shaylon. Brenner fica com ela e bate a gol. Cleber consegue desviar de leve. A bolsa sai rente ao travessão

15 – Edimar bate de fora da área. Wilson cai e pega

17 – Marcos Guilherme é lançado. Wilson sai aos seus pés e agarra

19 – Yan Sasse entra na área e desarmado. Tiago Real fica com a bola e manda na rede do lado de fora

20 – Shaylon chuta. Werley falha ao tentar cortar e a bola cai com Brenner, que emenda de primeira. Wilson faz grande defesa

23 – Yan Sasse recupera a bola no entorno da área e chuta dali mesmo. Sidão pega

29 – Carleto cobra escanteio. Alan Santos cabeceia no canto e Sidão salta para fazer boa defesa

30 – O árbitro Anderson Daronco paralisa o jogo para os jogadores se refrescarem

33 – Edimar avança pela esquerda e cruza. A zaga trava as finalizações de Marcos Guilherme e Shaylon

33 – Tiago Real avança e cruza para trás. Rildo arremata por cima do gol

37 – Rildo faz jogada e deixa com Carleto , que cruza. Henrique Almeida não alcança de cabeça e perde boa chance

39 – Carleto cruza. Tiago Real sobe com Edimar e toca a bola com a mão. Mas o árbitro, após consultar o auxiliar de linha de fundo, dá pênalti para o Coritiba

43 – Gol do Coritiba. Wilson, sem tomar distância, manda a bomba no canto direito

48 – Yan Sasse dribla Rodrigo Caio e bate rasteiro. Sidão defende com o pé

SEGUNDO TEMPO

1 – Tiago Real escora de cabeça e Henrique Almeida, de fora da área, arremata por cima do gol

12 – Carleto cobra falta de longe. Sidão espalma no canto direito

14 – Yan Sasse cruza da direita. Tiago Real, de frente para o gol, erra o cabeceio. Arboleda coloca para escanteio

22 – Shaylon bate a gol, a bola desvia na zaga e bate na trave e sai em escanteio

22 – Gol do São Paulo. Shaylon cobra escanteio. Eder Militão sobe entre Carleto e Werley e cabeceia para dentro

26 – Gol do São Paulo. Shaylon cobra falta para a área. Rodrigo Caio sobe com Galdezani e cabeceia. A bola encobre Wilson. O árbitro dá gol contra de Galdezani

33 – Jonas arrisca de longe e manda por cima

43 – Edson Militão arranca com a bola e cai na área, em disputa com Cleber Reis. O árbitro manda seguir

47 – Carleto bate falta com força. Sidão não segura e Henrique Almeida perde o gol no rebote