A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) promove nos dias 1 e 2 de dezembro a Mostra de Arte Popular do Paraná. Mesas redondas, palestras, debate, feira de artesanato, apresentações de congada, escola de samba, fandango, folia de reis e viola caipira compõem a programação do evento, que será realizado no Museu Oscar Niemeyer (MON). A entrada é gratuita.

Na sexta-feira, dia 1º de dezembro, líderes de grupos culturais, pesquisadores, professores universitários, representantes do governo do Estado, do Conselho Estadual de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais do Paraná (CPICT/PR) e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPIR) se reúnem no Seminário de Arte Popular para debater a importância das festas, as dificuldades e demandas dos grupos e a relação da tradição popular com os diversos setores da sociedade, como a escola, a mídia e os órgãos públicos. O evento será das 9h às 18h no Auditório Poty Lazzarotto. Interessados em receber certificado de participação devem se inscrever AQUI.

A proposta do seminário é dar voz aos mestres e listar sugestões que possam contribuir para futuras ações da Secretaria de Estado da Cultura no sentido de apoiar as culturas populares do Paraná, comentou o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

Já no sábado, dia 2, as atividades se concentram no Parcão do MON, com shows no palco externo, e na Feira de Artesanato, exposta no Salão de Eventos. A programação inicia com apresentação da Orquestra Paranaense de Viola Caipira, de Cascavel, às 11h e segue até as 19h com apresentações de Fandango Caiçara com o Grupo Mandicuera, Congada da Lapa, Folia de Reis com o grupo Mensageiros da Paz e encerra com a Escola de Samba Mocidade Azul, de Curitiba. Haverá food trucks comercializando bebidas e alimentos nos dois dias de evento. Para conferir a programação completa, CLIQUE AQUI.

A coordenadora de Ação Cultural da SEEC, Ingrid Bozza, explica que parte dos grupos que vão se apresentar na mostra foi selecionada no Prêmio Arte Paraná – Terceira Edição. Este edital foi especialmente dedicado à cultura popular, uma forma de incentivar e promover os grupos paranaenses que mantêm vivas essas tradições. Foram selecionados e premiados grupos de Fandango, Folias e Hip Hop para 25 apresentações em várias cidades do Estado.

Serviço
Mostra de Arte Popular do Paraná
1º de dezembro de 2017 das 9h às 18h
2 de dezembro de 2017 das 10h às 20h
Museu Oscar Niemeyer. Rua Marechal Hermes, 999. Curitiba/PR
Informações: [email protected] | (41) 3321-4779
Programação completa: CLIQUE AQUI
Fonte: SEEC