Desde o início de 2017, mais de 40 mil itens apreendidos com ambulantes irregulares foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos para a Fundação de Ação Social e Receita Federal. Boa parte dos produtos, mais de 33 mil, são oriundos de contrabando.

Já os materiais diversos vendidos por ambulantes não autorizados somam pouco mais de 7.500 unidades. A diretora de fiscalização da secretaria, Jussara Policeno de Oliveira Carvalho, lembra que, nesses casos os vendedores podem reaver o material apreendido. Os produtos não perecíveis ficam armazenados em nosso estoque por até 30 dias e depois são encaminhados, explica.

Para retirar os produtos é preciso pagar uma taxa que varia de acordo com o volume do material. Em média, o valor é de R$ 500, mas em alguns casos podem ultrapassar R$ 2 mil. O material que não é reclamado pelos ambulantes é encaminhado para a Fundação de Ação Social, que direciona a doação às instituições, ressalta Jussara.

Até novembro deste ano foram pouco mais de 48 mil itens apreendidos em toda a cidade. Quase a metade das apreensões ocorreu nos bairros que compõem a regional Matriz, sobretudo no Centro. Os ambulantes costumam ficar em locais com grande movimento, segundo Jussara. Acabam atrapalhando o comércio estabelecido, os ambulantes regulares e até a circulação de pessoas, em alguns casos, reforça.

Dentre os produtos contrabandeados apreendidos estão 6.933 carteiras de cigarros, 25.515 dvd’s, 1.724 cd’s, 120 relógios, 434 isqueiros e 104 óculos de sol.