Primeiro município brasileiro a ingressar na lista de cidades criativas da Unesco, como Capital do Design, Curitiba acaba de ganhar uma nova coleção de souvenires, com foco na inovação e no design. Com 30 novos produtos, a nova linha SouCuritiba – marca criada por meio do Souvenir Curitiba, foi lançada nesta quarta-feira (6/12), no Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.

Em visita à exposição de abertura, o prefeito Rafael Greca elogiou a qualidade do material apresentado. Como também Sou Curitiba, fiquei encantado com os produtos apresentados aqui, comentou. O refinado artesanato representa o sorriso de Curitiba e o rosto da cidade, completou.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, ressaltou que o projeto valoriza as características da cidade. É muito importante o quanto souvenir leva da experiência e da vivência que o turista teve no destino, comentou.

Os novos produtos se juntam às 90 peças já integrantes da coleção, totalizando 120 produtos, que podem ser adquiridos em sete pontos de vendas da cidade. Até o fim do ano, mais três estabelecimentos devem se integrar à rede do SouCuritiba, explica a consultora do Sebrae/PR e gestora do SouCuritiba, Patrícia Albanez. São 13 novos produtores e mais cinco já participantes do projeto, que ampliaram seu mix, explicou.

Produtores

A nova coleção do SouCuritiba traz peças com conceito de design e inovação, como ímãs e pingentes impressos em 3D; miniaturas em cerâmica, feitas à mão com temáticas da fauna e flora da cidade; além de produtos em fios e estamparias de impressão digital.

Um dos produtos apresentados foram as bandanas da marca Vina Curitibana, que brinca com uma das expressões curitibanas. A produtora Maria Teresa Romanó explicou que o produto é muito versátil. É muito usado por pessoas que praticam esportes e também por turistas para evitar vento e sol, comentou. O preço final do produto nas lojas é R$ 60.

Os pratos da artesã Verônica Fukuda também levam Curitiba em suas pinturas, que retratam a fauna da região. A técnica é pintura em porcelana e retrata os animais que são meus temas preferidos, contou. Outros produtos apresentados são os livros de colorir com temas curitibanos. Verônica viu no programa uma forma de abrir novos horizontes. Os pratos custam R$ 49,90 e os livros R$ 30.

Os atrativos turísticos de Curitiba e o desenho paranista da rosácea de pinhões deram inspiração a Luiz Henrique Vidal Mantovani. O produtor vende almofadas e canecas com estamparia alusiva à capital do Paraná.

Temos retratado até alguns atrativos turísticos menos conhecidos da cidade, comentou. O valor varia entre R$ 25 e R$ 35, no caso das almofadas, e R$ 30 a R$ 35 no caso das canecas.

O projeto

O Souvenir Curitiba foi criado em 2013 pelo Sebrae/PR, em parceria com o Instituto Municipal de Turismo, Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Brasil Design e o Curitiba Convention & Visitors Bureau. O objetivo é desenvolver um modelo de negócio com foco no potencial individual, na imaginação e na capacidade intelectual dos empreendedores.

A qualificação de produtores locais ocorre em etapas como consultoria, treinamento e criação de produtos inovadores, associados ao turismo e à identidade cultural da capital paranaense. Mais informações sobre a marca e os produtos estão disponíveis no site oficial: www.soucuritiba.com.