Estudos demonstram que a exposição aos raios ultravioleta do sol causa danos irreversíveis ao DNA das células da pele. Isso não só aumenta os riscos de câncer de pele, como causa envelhecimento prematuro das células originando rugas e manchas. A dermatologista Natasha Unterstell explica que para evitar estes e outros problemas é essencial manter hábitos saudáveis. É possível ter uma pele viçosa e saudável em qualquer idade, desde que a pessoa mantenha regularmente e desde cedo uma rotina apropriada de cuidados com a pele, diz.

Obviamente, a proteção contra os raios UVA e o UVB é uma das maneiras mais eficazes de prevenir as rugas e os danos causados pelo sol. Os cuidados com o sol e a luz branca já minimizam muito os riscos de envelhecimento precoce, explica. Natasha. Todavia, a médica, que trabalha fortemente na prevenção de doenças de pele, lembra que há alguns outros fatores simples que podem ser empregados no dia-a-dia para retardar o envelhecimento da pele.

 São eles:

 Uso correto de produtos para a pele – Para uma pele mais saudável e bonita, utilize produtos próprios para o seu tipo e idade de pele. O uso de produtos com álcool ou fragrâncias na formulação podem irritar e ressecar a pele.

 Proteger-se do sol – Use protetor solar com fator de proteção contra os raios UVA e UVB  tanto ao ar livre, quanto nos ambientes fechados. Os protetores faciais devem ter fator de proteção superior a 30 e de preferência ter cor de base para bloquear a penetração da luz visível na pele, que também pode causar o surgimento de manchas.  Se você tem atividades constantes ao ar livre, lembre que existem roupas, chapéus e até guarda-sol e sombrinha com proteção solar. Use diariamente protetor solar nas mãos e colo, porque essas áreas também ficam mais expostas &ag rave; radiação e envelhecem.

 Hidrate muito – a produção de colágeno e elastina diminui a partir dos 30 anos. Portanto, manter a pele hidratada é fundamental. O melhor momento para usar o hidratante é após o banho. Caso sinta a pele muito ressecada, repita o hidratante mais de uma vez ao longo do dia. Tome bastante água.

 Uso de ácidos – Inclua a rotina produtos que contenham alfa- hidroxiácidos ou  ácido retinóico para promover a renovação da pele , clarear mancas e estimular a produção de colágeno. Para isso consulte seu dermatologista para avaliar qual é o mais indicado para o seu tipo de pele.

 Uso de antioxidantes – utilize antioxidantes tópicos como vitamina C, vitamina E, ácido ferúlico para prevenir a ação dos radicais livres na pele e retardar o envelhecimento.

Não fume – O tabaco contém toxinas que podem deixar o rosto com aspecto de fumante. O termo é usado pelos médicos para descrever a pele opaca, seca, flácida e com rugas ao redor da boca bem característico dos fumantes. 

 Alimente-se bem – Coma muitas frutas, hortaliças, verduras e proteínas e evite a ingesta excessiva de alimentos com açúcar / carboidratos , pois o açúcar em excesso promove o envelhecimento da pele através do processo de glicação das células. Neste processo, ocorre a ligação das moléculas de açúcar à proteínas que sofrem mutações e consomem colágeno e elastina, moléculas essenciais para sustentação e firmeza da pele.

Sobre Natasha – Natasha Unterstell é dermatologista, com residência na Universidade do Rio de Janeiro, Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tem cursos de extensão na Europa e nos Estados Unidos e diversos trabalhos técnicos publicados por revistas científicas.

A dermatologista Natasha Unterstell pode detalhar melhor e está disponível para entrevistas agendadas com a assessoria de imprensa, com Valéria,  pelos telefones 41 3076 9681 ou 99117 0505.