Aos poucos, Curitiba vai ficando com cara das férias. Desde ontem, a linha 979-Turismo, a Linha Turismo da Urbs, começou a operar normalmente às segundas-feiras até o dia 12 de fevereiro de 2018, devido ao período de férias escolares e a alta temporada para os turistas que visitam a Capital. Em outras épocas do ano, a Linha Turismo não circula nas segundas-feiras. Pela mesma razão, a Urbs readequou a tabela horária das linhas de ônibus, especialmente as que atendem escolas e universidades e que têm redução no número de passageiros por causa das férias. A readequação começou ontem.
Algumas universidades, centros universitários e faculdades na Capital já estão em férias. Escolas particulares também encerram o ano letivo nesta semana e na semana que vem será a vez de terminar o ano nas escolas públicas estaduais e municipais. No período entre dezembro e fevereiro, época das férias, a redução de passageiros chega a ser de 9% em todo o sistema. No trânsito, os horários de pico chegam a perder históricamente até 30% do movimento.
No ano passado a Linha Turismo transportou mais de 608 mil pessoas. O mês com maior número de embarques foi janeiro, com 97.745. Dezembro do ano passado teve 64 mil embarques.

Movimento migra para as compras

A proximidade com as férias não significa menos movimento nas ruas. Pelo menos nas próximas duas semanas, Curitiba ainda vai ver um trânsito com muitos carros por causa do período de compras de fim de ano, especialmente nas áreas comerciais. Ontem, por exemplo, as feiras de Natal nas Praças Osório e Santos Andrade tiveram um movimento acima do normal. As duas feiras especiais vão até 23 de dezembro. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 19 horas. O destaque da feira serão os produtos artesanais com temática natalina. Ao todo, são 60 barracas na Praça Osório, sendo 28 dedicadas ao artesanato e 25 para alimentação. A feira tem também barracas dedicadas a entidades sociais, aos produtores de mel, produtos de turismo, para a Fundação de Ação Social e para o Programa Comunidade Escola. Além disso, há duas barracas com oficinas, em que os artesãos trabalham com tecelagem, bijouteria e marionetes. Na Santos Andrade são 15 barracas, sendo sete de alimentação e oito de artesanato.