SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em um encontro realizado nesta terça-feira (12), o Comitê Olímpico Russo autorizou os atletas do país a competirem na Olimpíada de Inverno de PyeongChang (Coreia do Sul) sob bandeira neutra.
O evento realizado em Moscou contou com a participação de diversos atletas.
O comitê russo foi banido pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) de participar da Olimpíada por causa de um escândalo estatal de doping.
O presidente do órgão, Alexander Jukov, que foi suspenso como membro do COI, comandou a reunião.
Ele falou que a medida de permitir a ida de atletas à Coreia do Sul foi tomada após uma assembleia com esportistas e presidentes de federações de esportes de inverno.
“Todos os participantes da reunião tiveram a mesma opinião. Nossos esportistas precisam ir para a Coreia, precisam competir e obter glória para a Rússia, a nossa pátria mãe”, afirmou.
“A decisão do COI não foi justa, mas respeitamos a decisão. Faremos de tudo para que os atletas não sintam dificuldade durante os Jogos”, completou.
Vitali Smirnov, oficial do comitê russo, que controla a comissão que investiga o doping estatal, afirmou que a Rússia tomou a decisão certa ao não boicotar os Jogos. “Um boicote não é a solução. Isso significaria novas sanções e problemas para os nosso atletas”, afirmou.
Na semana passada, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, já havia dito ser contrário ao boicote.
Além de competirem sob bandeira do COI, os competidores russos serão identificados pelos seus nomes e o título “Atletas Olímpicos da Rússia”. Caso ganhem medalhas de ouro, ouvirão o hino olímpico no pódio.
Os atletas que desejarem participar dos jogos, terão de ser autorizados por uma banca que irá analisar caso a caso e fazer os convites.
Os Jogos de Inverno serão realizados entre os dias 9 e 25 de fevereiro.