Dezembro é o mês em que se respira um clima festivo e animado. Temos a chegada do verão, a aproximação das festas de final de ano, as férias escolares e a extensa programação com atrações natalinas que se espalham por Curitiba. Quem estiver na cidade pode aproveitar e ir visitar os vários locais que contam com programações da Bienal de Curitiba ’17. Confira nossas sugestões:

 MUSEU OSCAR NIEMEYER

 Durante todo o mês de dezembro, além das tracionais quartas-feiras gratuitas, aos domingos a entrada no Museu Oscar Niemeyer – MON será franca. Além disso, todos os dias haverá entrada gratuita para os adolescentes que nasceram em 2002 e que completaram ou completam 15 anos em 2017. Ambas as ações são parte das comemorações dos 15 anos do MON.

O MON concentra a maior parte das exposições da Bienal. No Salão Principal – Olho e na área externa do museu podem ser apreciadas as obras de 36 artistas chineses, na exposição Vibrations, sob curadoria de Fan Dian, Fang Zhenning e Liu Chunfeng. A Torre do MON traz conteúdos sobre as Bienais Chinesas CAFAM Biennial (Central Academy of Fine Arts Museum) de Pequim e Shanghai Biennale, com vídeos e outros materiais de divulgação contando o histórico de edições e explicando o que são ambos os eventos.

 Na sala 1 se encontra a exposição Além da Fotografia, que tem curadoria de Tício Escobar; na sala 2 estão as mostras Song for my Hands, de Marta Mestre, e Antítese, Imagem, Síntese, com curadoria de Massimo Scaringella; a sala 9 conta com as mostras Dualidades Humanas, curada por Brugnera; Tiluk e a obra de Guadalupe Miles, com curadoria de Tulio de Sagastizabal, e Opera Hominum, curada por Leonor Amarante; no hall entre a sala 3 e 6 se encontram as exposições Visão Expandida, sob curadoria de Massimo Scaringella, e Stockage, sob curadoria de Tereza de Arruda; na sala 3 está a mostra Não está claro até que a noite caia, da artista Juliana Stein, sob curadoria de Agnaldo Farias; e no subsolo do museu está a obra Excuse door, da artista Florence Jung, sob curadoria de Fernando Ribeiro.

 O Museu Oscar Niemeyer funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Nos dias 24 e 31 de dezembro (Véspera de Natal e de Ano Novo) o museu funciona somente até às 15h. No dia 25 de dezembro e 1º de janeiro o MON estará fechado.

 MUSEU MUNICIPAL DE ARTE – MUMA

 No Museu Municipal de Arte – MuMa poderão ser apreciadas as obras de jovens artistas de várias regiões da China, parte das obras do Circuito Universitário da Bienal de Curitiba – CUBIC e a mostra Imagem em Profusão: Intersecções da Colagem Expandida, do Clube da Colagem. O MuMa funciona de terça a domingo, das 10 às 19 horas, e ficará fechado apenas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2017 e 1.º de janeiro de 2018.

 CENTRO HISTÓRICO

 O Centro Histórico, local onde acontece o evento Proclamação do Natal (http://www.natalcuritiba.com.br/evento/176/proclamacao-do-natal), conta com exposições da Bienal em diversos locais. A sede do evento Natal no Memorial de Curitiba e Pavilhão Étnico (http://www.natalcuritiba.com.br/evento/157/natal-no-memorial-de-curitiba-e-pavilhao-etnico), o Memorial de Curitiba, conta com a exposição Hangzhou, o paraíso na Terra e parte das mostras Antítese Imagens Síntese, sob curadoria de Massimo Scaringella, e Porque o Mundo não pode perder o seu Afeto, sob curadoria de Royce W. Smith e Dannys Montes de Oca. 

 O Museu da Fotografia é ocupado pelas exposições O Museu é Feminista e outras esperanças sobre o futuro, sob curadoria de Carolina Loch, e Além da Fotografia, sob curadoria de Tício Escobar. Já o Museu da Gravura conta com parte das obras do Circuito Universitário da Bienal de Curitiba – CUBIC. Ambos os museus estão no complexo Solar do Barão.

 Ainda no Centro Histórico, temos o Museu Alfredo Andersen, que conta com a mostra coletiva Arte e Vida, sob curadoria de Brugnera, e o Museu Paranaense, que traz a outra parte da exposição Porque o Mundo não pode perder o seu Afeto, sob curadoria de Royce W. Smith e Dannys Montes de Oca. 

 Os visitantes poderão apreciar ainda a exposição As Cores da China e obras das artistas plásticas paranaenses Daniele Henning e Raquel Frotta, que estão na Galeria Solar do Rosário, integrando o Circuito de Galerias da Bienal de Curitiba. O local funciona das 10h às 20h, com ressalva nos dias 21 e 22, quando o horário será das 10h às 19h e do dia 26 ao dia 9 de janeiro, do meio-dia às 18h. O Solar só fecha de 23 a 25 de dezembro.

 BARES, CAFÉS E BALADAS

 Quem quiser ainda ir comer e beber em algum lugar depois de conferir as exposições do Centro Histórico e a programação natalina, a sugestão é o Bar do Alemão, que integra o Circuito Alternativo da Bienal de Curitiba – o bar sofre uma mudança de horário apenas no feriado de natal, no dia 24 fecha às 17 horas e no dia 25 abre às 17h.

 Saindo do Centro Histórico, quem quiser aproveitar o verão para fazer um happy hour ou ir tomar um café e ainda aproveitar para visitar uma das exposições do Circuito Alternativo da Bienal, as dicas são o Botanique Cafe Bar Plantas, que só vai fechar nos dias do Natal e Ano-Novo; o Bar Ornitorrinco fecha dia 24 de dezembro e reabre dia 8 de janeiro; o Café Bathé, que fecha do dia 24 de dezembro ao dia 7 de janeiro; o Degusto Café, que fecha apenas nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro; e o Dizzy Café Concerto fecha dia 29 de dezembro e reabre dia 9 de janeiro. Para os fãs de casas noturnas, o Novo James Bar também integra a programação da Bienal de Curitiba e permanece com a sua programação normal.

 A Bienal de Curitiba ’17 apresenta obras contemporâneas de mais de 400 artistas nacionais e internacionais, em mais de 100 espaços da cidade, como museus, galerias, bares, cafés, espaços abertos e até uma casa noturna. Atração é o que não falta para aproveitar dezembro! Para mais informações, acesse o site da Bienal de Curitiba, bienaldecuritiba.com.br, ou na página oficial no Facebook.

Serviço:

 Museus

 Museu Oscar Niemeyer (MON):  R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico.

www.museuoscarniemeyer.org.br

Museu Paranaense:  R. Kellers, 289 – Alto São Francisco.

www.museuparanaense.pr.gov.br

Museu Alfredo Andersen:  R. Mateus Leme, 336 – São Francisco.

www.maa.pr.gov.br

Museu Municipal de Arte (MuMA):  Av. Rep. Argentina, 3.432 – Portão.

www.fundacaoculturadecuritiba.com.br

Museu da Fotografia:  Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro.

www.fundacaoculturadecuritiba.com.br

Museu da Gravura:  Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro.

www.fundacaoculturadecuritiba.com.br

Memorial de Curitiba:  R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco.

www.fundacaoculturadecuritiba.com.br

Solar do Rosário Galeria de Arte – Rua Duque de Caxias, 04 – Centro Histórico. www.solardorosario.com.br

 Bares e cafés

 Bar do Alemão – R. Dr. Claudino dos Santos, 63 – São Francisco

Botanique – Rua Brigadeiro Franco, 1193 – Mercês

Ornitorrinco – Rua Benjamin Constant, 400 – Centro

Café Bathé – Rua desembargador costa carvalho 89, Batel

Degusto Café – Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 1148 – Batel

Dizzy Café Concerto – Rua Treze de Maio, 894 – Centro

Novo James Bar – Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 680 – Centro